Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Anote já

Alimentos do outono: veja dicas do IDR de consumo de produtos da estação

Redação Bonde com AEN
31 mar 2024 às 14:00
- IDR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O outono chegou e, com ele, vale a pena ficar de olho nos produtos da época, que são mais frescos, com melhor sabor e aroma, ricos em nutrientes e antioxidantes, já que acompanham o ritmo das estações  em harmonia com a natureza. Com a maior oferta, os preços também são mais acessíveis. Isso porque no desenvolvimento das plantas, o clima é fator primordial, pois determina a germinação, o crescimento, a floração, a qualidade e a produtividade. 


Isabelle Lecheta, produtora rural de Tijucas do Sul (Região Metropolitana de Curitiba), trabalha na produção de diversos alimentos da estação propriedade dela, como rúcula, rabanete, salsinha, espinafre, almeirão, radite, cebola, alho, couve, ervilha-torta, brócolis, couve-flor, repolho, alface, acelga, couve pak-choi, hortelã, melissa, poejo, beterraba, cenoura, alcachofra, couve-de-bruxelas, cebolinha e agrião. Entre as frutas de destaque no outono estão laranja, caqui, goiaba, abacate, kiwi, pera e uva.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a produtora, além de fazer bem para a saúde, utilizar os vegetais da estação é uma maneira de consumo mais sustentável para o planeta. “São produtos fáceis de cultivar, consomem menos recursos, trazem benefícios para a saúde do ser humano e do meio ambiente”, aponta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Irresistível

Dia 24 de abril é do churrasco: anote essas dicas e receitas para o preparo perfeito!

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná


Ela é produtora orgânica e sintrópica – sistema de produção que propõe reordenar e restaurar o ambiente natural e florestas. A proposta é unir, na mesma área, a produção de hortaliças, frutas e madeira, que também recupera áreas degradadas e protege o meio ambiente.

Publicidade


Engenheiro agrônomo do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), Moacir Darolt, pontua que os preços elevados de alimentos produzidos fora de temporada se dão pela compra de diferentes regiões e estados, além da importação de outros países, ou ao cultivo em ambientes controlados.


“Do ponto de vista da produção, oferecer alimentos fora de estação significa modificar o ciclo natural das plantas. Para isso, são utilizados processos que artificializam os nutrientes da terra, estufas que controlam a iluminação e a temperatura do ambiente onde estão as culturas, além do uso de mais defensivos químicos para combate a pragas e doenças”, diz.

Publicidade


Darolt comenta que esses alimentos, muitas vezes armazenados em câmaras frias por longo tempo, podem ter recebido mais quantidade de pesticidas ou passado por métodos de conservação que comprometem sua qualidade biológica. “A escolha ideal seria optar por alimentos da região e produzidos de forma orgânica, verificando sempre a sua procedência”, aconselha.



PINHÃO


Outro alimento típico da estação é o pinhão. Seguindo orientação do IAT (nstituto Água e Terra), a semente, um dos símbolos do Paraná, já poderá ser colhida, armazenada e comercializada a partir da próxima segunda-feira (1º). A medida, no entanto, só é válida para pinhões que já tenham atingido o período completo de maturação, cuidado necessário para ajudar na preservação da espécie e também garantir a saúde dos consumidores. A safra se estende normalmente até junho.


Imagem
Começa no dia 1° de abril a temporada 2024 do pinhão no Paraná
O IAT (Instituto Água e Terra) do Paraná, orienta que a semente do pinhão, um dos mais emblemáticos símbolos do estado, já poderá ser colhida, armazenada e comercializada a partir da próxima segunda-feira (1º). A medida, contudo, só é válida para pinhões.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade