Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tipicamente brasileira

Cachaça ganha sofisticação e movimenta R$ 1 bi por ano

Notícia Expressa/Redação Bonde
19 dez 2017 às 15:58
- Reprodução/Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tipicamente brasileira, a cachaça se tornou aposta no setor de destilados. Segundo dados da PBDAC (Programa de Desenvolvimento de Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça), o Brasil movimenta cerca de R$ 1 bilhão na comercialização de 1,3 bilhão de litros por ano.

Feita a partir do cozimento do caldo de cana (garapa), a cachaça, antes estigmatizada, agora assumiu papel de produto sofisticado, graças ao investimento de marketing, nova roupagem e diversificação dos produtores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O caráter sofisticado tem de começar no processo de produção e pode ir até as embalagens, com modelos diferenciados e rótulos desenvolvidos por empresas especializadas do setor", conta o presidente da Confraria Paulista da Cachaça, Alexandre Bertin.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nhamm

Batata-doce é deliciosa e versátil; prepare 11 receitas incríveis

Imagem de destaque
Cancerígeno

Suspeita de contaminação faz Índia testar curry e temperos

Imagem de destaque
Fáceis e saborosas

Com ingredientes especiais, Embrapa e CBAN divulgam livro grátis de receitas sem glúten

Imagem de destaque
Aproveite a época!

Abóbora é super versátil! Confira oito receitas para se deliciar


O envelhecimento da bebida é uma pratica que agrega sabores, aromas e cores. Esse envelhecimento é feito com árvores nativas (como amendoim, jequitibá, araruva, cabreúva, bálsamo, jequitibá rosa, cerejeira, amburana, grápia, ipê-roxo e castanheira), permitindo a elaboração de blends de duas ou mais espécies e aumentando a complexidade aromática da bebida.

São 40 mil produtores e 4 mil marcas no mercado nacional, todos divididos entre produtos populares e premium. Com o objetivo de atingir nichos de mercado, muitas empresas, especialmente as artesanais, desenvolvem embalagens diferenciadas, que têm contribuído para melhorar a imagem e expandir o mercado. As novas "roupagens" abandonaram a aparência pitoresca e agora se apresentam em estilos artesanais ou sofisticados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade