Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cozinha árabe

Carneiro grelhado com sabor das arábias

Francismar Lemes - Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Existem mais libaneses em outros países que no próprio Líbano, que permanece entre os imigrantes e descendentes na figura do cedro, símbolo da força e imortalidade. Sobre essas raízes se mantém uma tradição milenar gastronômica, que combina requinte e generosidade.

À sombra dessa tradição, o cordeiro tem lugar à mesa, a representação da própria família libanesa, que sempre está disposta a demostrar afetuosidade, que os Dakkache mantêm há 43 anos, no Kiberama Restaurante.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quatro décadas de história do restaurante fundado por Michel Dakkache continua com os filhos e a esposa, Sarah, explicando toda a tradição que tempera não somente o carneiro grelhado, mas os mais de 20 pratos servidos, diariamente, no buffet (R$ 23,90, o quilo).

Leia mais:

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas


O restaurante começou como uma pequena lanchonete, mas o salão acabou ocupando o que era a casa da família. O antigo balcão e outros objetos da época de Michel ainda fazem parte da decoração. ''O Kiberama era como se fosse uma parte do corpo do meu pai'', lembra Pedro Dakkache, filho e um dos herdeiros da tradição gastronômica do imigrante.

Publicidade


Tão forte como o cedro do Líbano, o prazer pela arte da cozinha na família Dakkache encontrou uma maneira de conquistar ainda mais os brasileiros que, entre outros motivos, buscam a culinária árabe por ser considerada saudável.


Além do quibe cru, grão de bico ao gergelim, berinjela, tripa de carneiro, tabule, charuto de repolho ou uva, abobrinha recheada e esfirras abertas ou fechadas, a carne grelhada foi incluída no buffet por essa exigência do paladar brasileiro, que faz questão de um tipo de carne.


A escolha de um animal jovem garante o sabor do prato, que começa a ser preparado de um dia para o outro. Os pedaços de bisteca e costela são marinados numa vinha de alho, hortelã, sal e vinho branco.

A carne tenra incorpora os temperos, que se desprendem com o calor do fogo numa química entre sabor e aroma que não resiste ao trocadilho em ser considerada das arábias - uma tradução para o requinte e a generosidade da cozinha libanesa para um prato tão importante para essa culinária, como o cedro é do Líbano.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade