Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira receitas!

Dia do fondue de queijo é em 11 de abril; saiba como harmonizá-lo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 abr 2024 às 19:00
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No dia 11 de abril é celebrado o dia do Fondue de Queijo, prato que nasceu na Suíça e se tornou conhecido e apreciado entre os brasileiros principalmente durante os períodos mais frios do ano. A receita tradicional de fondue tem queijo derretido (gruyère e emmental), vinho branco, kirsch (destilado), amido de milho, noz-moscada, sal e pimenta a gosto, e alho. No entanto, é possível simplificar o prato, com ingredientes mais acessíveis, alterando os queijos e usando a cachaça no lugar do kirsch. 


Tanto na receita do fondue como para harmonização, o vinho é um componente que vai muito bem com os queijos derretidos. Thamirys Schneider, sommelière da Wine, compartilha dicas de como escolher vinhos para apreciar com fondues. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Fondue de queijo com carnes

Leia mais:

Imagem de destaque
Fáceis e saborosas

Com ingredientes especiais, Embrapa e CBAN divulgam livro grátis de receitas sem glúten

Imagem de destaque
Aproveite a época!

Abóbora é super versátil! Confira oito receitas para se deliciar

Imagem de destaque
Irresistível

Dia 24 de abril é do churrasco: anote essas dicas e receitas para o preparo perfeito!

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas


Uma das possibilidades é saborear o fondue de queijo junto com carnes vermelhas fritas em óleo quente que são mergulhados no queijo derretido. Em geral, para harmonizar, escolha vinhos tintos com taninos macios, ajuda a quebrar as fibras da carne e a acidez vibrante, limpando a untuosidade do queijo e da fritura do paladar e trazem sensação de frescor. “Muitos tintos italianos terão estrutura para acompanhar esta preparação, principalmente se estes forem do Piemonte, Vêneto ou da Toscana, pois são conhecidos por serem vibrantes e gastronômicos”, afirma Schneider. 

Publicidade


Fondue de queijo com pão italiano


Para quem prefere apreciar o queijo puro direto em um saboroso pão italiano, a sugestão é apostar nos vinhos brancos com acidez mais elevada para limpar o paladar e trazer frescor, com mais volume e corpo para conseguir acompanhar a estrutura do prato. “Outra dica valiosa é apostar num vinho que é sempre um coringa nas harmonizações: o espumante! Para acompanhar a estrutura deste prato, prefira espumantes que tiveram a segunda fermentação em garrafa pelo Método Tradicional ou que tenha ficado em contato com as borras no Método Charmat, pois assim apresentará maior complexidade”, diz a sommelière. 

Publicidade


Fondue de queijo com legumes grelhados


Há muitos legumes que combinam com um fondue de queijos, portanto, vale apostar na versatilidade do vinho rosé. É uma opção que tem a estrutura certa para compor uma harmonização deliciosa com essa opção de fondue, além de ter boa acidez que traz frescor e deixa um desejo pelo próximo gole. 

Publicidade


Mesmo que seja o Dia do Fondue de Queijo, não se pode deixar de fora a versão de chocolate, que é uma paixão nacional. Para harmonizar vinhos e chocolates, é preciso estar atento à estrutura do vinho e do chocolate escolhidos. No geral, quanto mais doce o chocolate, mais doce o vinho, e vice-versa. Uma das dificuldades em harmonizar vinhos com chocolate ao leite é justamente porque o chocolate ao leite tem muito açúcar e gordura e pouco cacau. 


“Esta grande concentração de açúcar e gordura preenche muito o paladar, dificultando a harmonização com vinhos. Se você traz um tinto muito seco, o chocolate ao leite vai atropelar, deixando uma sensação desagradável na boca. Então, se você é do time dos chocolates ao leite, escolha um vinho tinto com maior dulçor para harmonizar”, explica a sommelière. 

Publicidade


O Portal Bonde separou receitas deliciosas para você apreciar. Caia dentro!


Com gruyère e emmenthal:

Publicidade


Imagem
Fondue de queijo para uma noite especial
Fondue de queijo para uma noite especial


Com requeijão, provolone e muçarela:


Imagem
Fondue de queijo


Com requeijão cremoso e nata:

Publicidade


Imagem
Fondue de queijo com requeijão cremoso e nata
Fondue de queijo com requeijão cremoso e nata


No pão italiano:


Imagem
Fondue de queijo e chocolate no pão italiano: aprenda a fazer!
Fondue de queijo e chocolate no pão italiano


O casal mais famoso da culinária:


Imagem
Fondue Romeu e Julieta


Com chocholate!


Imagem
Deixe a sua noite especial com delicioso fondue
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade