O sal pode ser seu melhor amigo na cozinha. Além de ter o poder de realçar o sabor dos ingredientes e transformar um prato monótono em vibrante com apenas uma pitada, é um elemento essencial para o nosso organismo. Mas, o que acontece se você erra a mão e coloca mais sal do que deveria?
Primeiro de tudo: respire fundo e não se desespere. Pode ter solução. Existem várias maneiras de como tirar o sal da comida e resgatar pratos.
DOBRAR A RECEITA
Leia mais:
Hortelã está na época em dezembro: prepare 14 receitas saborosas
Chef ensina 5 receitas para ceias que aproveitam os alimentos na totalidade
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Farofa é o acompanhamento preferido do prato do brasileiro; faça nove receitas
Em caso de dúvidas, dobre a receita sem adicionar sal e tempere a gosto. Essa é uma solução especialmente boa quando é algo que você pode congelar facilmente mais tarde.
O MITO DA BATATA
A teoria diz que, se você adicionar alguns pedaços de batata a alimentos muito salgados e removê-los, eles absorverão o excesso de sal. Mas, a ciência já provou o contrário.
Robert Wolke, químico americano que faz experimentos na cozinha e autor do livro "O que Einstein disse a seu cozinheiro: a ciência da cozinha”, explicou: se você colocar uma batata para dessalgar algum alimento realmente não vai funcionar.
De acordo com Wolke, embora a batata absorva parte do líquido e, portanto, tenha gosto de sal, ela não remove o excesso de sal. O químico testou a concentração de sal antes e depois da batata e pôde comprovar que não houve diferença com a adição dos legumes. Wolke concluiu, então, que o truque da batata simplesmente não funciona.
Felizmente, isso não significa que não há nada que você possa fazer. Dependendo da receita e da forma como certos ingredientes interagem, há algumas dicas que podem te ajudar a sair da situação salgada em que está.
SIMPLESMENTE, ÁGUA
Em sopas, ensopados e outras receitas à base de líquidos, adicionar um pouco de água será o suficiente para diluir a concentração de sal.
Cuidado, porém, para não deixar aguado demais. Para evitar isso, adicione um pouco de amido de milho à sopa como espessante.
Além disso, alguns alimentos, como arroz, carne e legumes, podem ficar menos salgados lavando qualquer sal que já não tenha absorvido.
RESSURREIÇÃO CREMOSA
Ingredientes cremosos podem ajudar a neutralizar a salinidade de certos alimentos e, quando adicionados em forma líquida a uma receita líquida, podem até diluí-lo também.
Se você estiver fazendo um molho, pode adicionar leite ou creme de leite para diluir – você pode até transformar molhos de tomate e pestos em cremes para resgatá-los.
Leite de coco, creme de leite ou ricotta podem ser uma solução para cozinheiros que têm receio de que a água tire os demais sabores da comida.
TRUQUE DA ABSORÇÃO
As batatas não funcionam para remover o sal, mas adicionar ingredientes sem sal extra pode distribuir melhor o sal ou neutralizar a salinidade. Adicione legumes extras (sim, incluindo batatas), feijão com baixo teor de sódio e arroz sem sal cozido.
Um pãozinho francês ou de qualquer outro tipo que você tenha em casa – principalmente se for amanhecido – é um ótimo truque para sugar o sal em excesso de alguns pratos.
A VIDA É UM DOCE
Às vezes você pode neutralizar alimentos levemente salgados com um pouco de açúcar. Sim, açúcar mesmo.
Uma pitada de açúcar (marrom ou branco), mel ou melaço, ou mesmo a adição de um ingrediente doce, às vezes, pode equilibrar alimentos salgados.
UMA DOSE DE ÁCIDO, POR FAVOR
Algo ácido, como suco de limão ou vinagre, também pode equilibrar as coisas quando elas estão levemente exageradas.
Assim como o sal, o ácido é um fator importante para o tempero.
De fato, muitas vezes as pessoas pensam que a comida precisa de sal quando tudo o que realmente precisa é de um pouco de ácido. O ácido não corrige a salinidade por si só, mas pode mascará-la.
PARA EVITAR QUE VOCÊ NÃO REPITA O ERRO
Obviamente, a melhor aposta é evitar salgar demais a comida.
Preste atenção aos ingredientes que você está usando. Ingredientes muito salgados significam que você pode não precisar de tanto sal adicionado. Nunca substitua um tipo de sal por outro diretamente ao seguir as receitas.
O sal kosher, por exemplo, possui grânulos maiores que o sal de mesa, portanto, se a receita exigir kosher, use kosher ou meça muito menos sal do que o necessário.
Claro, vá provando aos poucos a receita antes de adicionar todos os temperos de uma vez. Não se esqueça dos ingredientes com sabores salgados que você vai usar na hora da finalização, que podem ser ainda mais salgados, como queijos e alcaparras, por exemplo.