Quem disse que cozinha não é lugar de criança? Pois está enganado quem defende essa teoria. Desde que as atividades sejam supervisionadas, a cozinha pode, sim, ser um lugar de lazer para os pequenos, principalmente durante as férias, quando sobra tempo e falta o que fazer!
Acompanhados por alguns amiguinhos, os pequenos podem preparar sanduíches, bolos, docinhos, sucos e até mesmo os pães que irão comer no lanche da tarde. Além de ocupar o tempo da garotada, as atividades culinárias podem despertar o gosto pela arte gastronômica.
Mas antes de colocar um livro de receitas nas mãos dos baixinhos, é melhor seguir algumas dicas e cuidados para que a brincadeira não se transforme num pesadelo.
Leia mais:
Todas as receitas devem ser preparadas com a ajuda de um adulto. É dele a responsabilidade de lidar com utensílios perigosos, como facas, tesouras, forno e fogão. Além disso, receitas mais práticas, que utilizem canecas como fôrmas e o micro-ondas, por exemplo, podem ser uma boa pedida para iniciar os pequenos na cozinha. Pães e biscoitos também são boas opções de cardápio, já que de fato, exigem que se coloque a 'mão na massa'.
Antes de preparar a receita, separe todos os ingredientes na quantidade pedida e em pequenas vasilhas, e coloque-os na ordem em que serão usados. A organização é fundamental para que o jovem cozinheiro seja bem-sucedido na empreitada e para que não aconteçam acidentes.
Higiene e limpeza
A 'aventura' na cozinha pode ensinar mais do que preparar alimentos. Aproveite a oportunidade e mostre às crianças que a organização e limpeza da cozinha fazem parte da 'brincadeira'. Por isso, depois de fazer a receita, nada de deixar a bagunça na pia. Ensine-os a lavar colheres, xícaras e vasilhas usadas no preparo, além de limpar da pia ou da mesa os vestígios de farinha e outros ingredientes espalhados durante o preparo.
Ensine os pequenos a usarem um avental que cubra o peito, assim se algum dos ingredientes respingar, a roupa não ficará suja ou manchará. Oriente as meninas a prenderem os cabelos compridos para que nenhum fio caia na comida durante o preparo. Meninos podem evitar o incidente usando bonés.
Também é importante ensiná-los a manter as mãos sempre limpas quando estão manipulando alimentos na cozinha. Além de lavar bem as mãos antes de iniciar as receitas e indicado ter um pano de prato para enxugá-las durante o preparo das receitas.
Entendendo as medidas
Vale lembrar que as crianças não têm noção das medidas. Para elas não há diferença entre colher de chá e colher de sobremesa, ou o que é uma xícara de chá, principalmente se na sua casa você usar canecas. Então é melhor ter em casa medidores-padrão ou explicar aos pequenos o que significam aquelas quantidades pedidas na receita.
Uma xícara de sopa (caneca) é maior do que uma xícara de chá, que, por sua vez, é maior do que uma xícara de café.
Uma colher de sopa é maior do que uma colher de sobremesa, que é maior que uma colher de chá, que, por sua vez, é maior do que uma colher de café.
Um copo de suco é maior do que um copo de requeijão, que é maior do que um copo americano. Um copo de suco equivale a 250 ml. O de requeijão a 200 ml e o americano, a 150 ml.