Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja os diferentes tipos

Nem toda a infusão é chá: conheça os tipos tradicionais dessa bebida

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
31 ago 2020 às 15:08
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O chá é popularmente conhecido como uma bebida produzida por meio da infusão, podendo ser consumido quente ou frio e apresentando sabores variados, que vão do mais amargo até o adocicado, de acordo com a preferência de quem vai consumi-lo. A origem da bebida é antiga, sendo tradicional da China e existindo há mais de dois mil anos, fazendo parte da cultura do país e aparecendo em festas e cerimônias locais.


Apesar de as infusões de frutas, flores e diferentes ervas receberem o nome de "chá”, o preparo tradicional da bebida, considerado a maneira "verdadeira”, é feito com o uso das folhas da planta camellia sinensis. As bebidas feitas por meio de infusão ou uso de folhas secas de camomila, lavanda ou erva-cidreira, por exemplo, recebem o nome de tisana. O nome "chá” também não deve ser atribuído às bebidas prontas e engarrafadas ou aos famosos shots energéticos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os variados tratamentos das folhas de camellia sinensis resultam em seis tipos diferentes de chá, de acordo com o grau de oxidação, desidratação e aplicação de variadas técnicas, que resultam em sabores e aromas diferentes para cada tipo. Para o chá perfeito, é preciso levar em consideração também as outras etapas de preparo, como temperatura da água e tempo de infusão. Confira quais são os tipos de chás.

Leia mais:

Imagem de destaque
Irresistível

Dia 24 de abril é do churrasco: anote essas dicas e receitas para o preparo perfeito!

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná



Chá branco

Publicidade


O chá branco é o que passa por menos processos, tendo só os brotos não abertos e as folhas jovens como as partes usadas no preparo da bebida, que são levemente desidratados e secos. O resultado é uma infusão de cor clara e sabor suave, bem consumido sem nenhum aditivo e com um nível alto de antioxidantes. A temperatura ideal da água é de 71 a 77ºC, com tempo de infusão que varia entre 1,5 e 2 minutos.



Chá verde

Publicidade


O chá verde é preparado com a folha o mais próximo de seu estado natural, que passa por um processo de aquecimento chamado de fixação, impedindo a oxidação e preservando um alto nível de antioxidantes, vitaminas e minerais que aumentam os benefícios do consumo do chá verde. O sabor é leve e gramado. A temperatura ideal da água é de 77 a 82ºC, com tempo de infusão que varia entre 2 e 3 minutos.



Chá amarelo

Publicidade


O chá amarelo é conhecido pelo seu processamento parecido com o do chá verde, mas com uma etapa mais lenta de secagem, responsável pela coloração amarelada das folhas, que resulta em um sabor adocicado e levemente tostado. A temperatura ideal da água é de 71 a 77ºC, com tempo de infusão que varia entre 1,5 e 2 minutos.



Chá preto

Publicidade


O chá preto é a variação da bebida mais consumida no ocidente. Ele passa por um processo completo de oxidação, o que resulta em um sabor forte e adocicado, além de um maior teor de cafeína em comparação com os outros tipos de chás. Normalmente, esse tipo é consumido com açúcar, leite ou limão. A temperatura ideal da água é de 88 a 93ºC, com tempo de infusão que varia entre 3 e 5 minutos.



Chá escuro

Publicidade


O chá escuro é conhecido por seu sabor terroso e profundo, decorrente do processo de fermentação microbiana, pressionando as folhas e armazenando-as. As folhas também podem passar ou não por um processo de oxidação, o que influencia no sabor final. A temperatura ideal da água é de 95 a 100ºC, com tempo de infusão que varia entre 2 e 5 minutos.



Chá oolong


O chá oolong é parcialmente oxidado, com a folha descansando por cerca de 2 a 4 horas antes de ser aquecida, para interromper a oxidação. De acordo com o tempo de oxidação, o chá sofre alterações na cor e no sabor, o que cria uma gama de opções geralmente semelhante ao chá preto ou ao chá verde. A temperatura ideal da água é de 82 a 93ºC, com tempo de infusão que varia entre 1,5 e 2 minutos.

As folhas de chás para o preparo tradicional dos diferentes tipos da bebida podem ser encontradas em lojas especializadas e até em floriculturas do RJ, de Curitiba ou de outras cidades do Brasil que comercializam esse tipo de especiaria. De acordo com o local, há variações flavorizadas para acentuar diferentes aromas e sabores, além das infusões de ervas e tisanas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade