Uma parte considerável das pessoas está prestando mais atenção aos alimentos – principalmente naqueles que desempenham papel no sistema imunológico e que podem ajudar o nosso corpo a lidar melhor contra possíveis agressores. A nutricionista Natália Colombo fala do assunto e dá dicas para incorporar na alimentação no dia a dia.
1) Para untar frigideiras e refogar os alimentos – uma ótima maneira é incluí-lo logo no café da manhã na hora de fazer seus ovos mexidos.
2) Você pode substituir o óleo convencional e a manteiga, em qualquer preparação, na mesma quantidade, pelo óleo de coco
Leia mais:
Salpicão: clássico das festas, faça 10 receitas saborosas
Pavê é um ícone das festas de fim de ano: faça nove receitas deliciosas
Jurado do MasterChef vende por R$ 70 doce que imita arte de banana de R$ 36 milhões
Rúcula está na época em dezembro: faça 12 receitas fáceis e deliciosas
3) Pode ser utilizado para temperar saladas no lugar do azeite
4) Você pode fazer um café reforçado para tomar no início do dia ou no meio da tarde – misturando 1 colher de café rasa de óleo de coco+canela em pó ao café
5) Pode ser adicionado sobre frangos e peixes junto a algumas ervas para incrementar o sabor do prato.
O ácido láurico, substância que está presente no coco (principalmente no óleo do coco) se converte em monolaurina – substância presente em grande quantidade no leite materno humano e que é responsável pelo fortalecimento imunológico do bebê.
Estudos mostram que a monolaurina tem uma potencial atividade antiviral e antibacteriana, porque pode destruir a membrana de lipídeos que envolvem alguns tipos de vírus e também de inativar alguns tipos de bactérias, leveduras e fungos (como a cândida). A gordura do coco apresenta a maior concentração de ácido láurico de todas as gorduras vegetais.
O ácido láurico também tem a capacidade de ativar o sistema imunológico por meio da ativação de uma substância chamada interleucina 2 (proteína que regula as atividades das células brancas do sangue, que também pode impactar de forma bastante positiva o sistema imunológico).
Alguns estudos sugerem que esse componente pode atuar como anti-inflamatório, por inibir a síntese local de algumas substâncias pró-inflamatórias.
Ja foi bem demonstrado que o consumo do coco (ou mais especificamente do óleo de coco) pode ser um importante aliado na melhora do sistema imunológico, com ação antifúngica e também antimicrobiana.