09/08/20
28º/15ºLONDRINA
Saiba tudo

Quando e como fazer uso correto do whey protein?

O whey protein é um dos suplementos alimentares mais conhecidos entre os praticantes de atividades físicas. É indicado para incluir mais proteína na alimentação e, assim, ganhar massa muscular.

Divulgação
Divulgação


No entanto, para quem está iniciando agora nos treinos, podem surgir inúmeras dúvidas de como realmente funciona essa proteína no organismo e como ela pode ser incorporada na dieta de forma que seus benefícios consigam ser extraídos da melhor forma.

Pensando nisso, reunimos uma série de informações importantes sobre este suplemento para te ajudar a incluí-lo na sua rotina e potencializar os resultados do seus treinos. Confira a seguir!

O que é o Whey Protein?

Trata-se de um suplemento alimentar fabricado a partir do soro do leite de vaca, feito por meio de um processo industrial que tem como principal objetivo manter uma alta concentração de proteínas no produto.

É através da pasteurização, filtração e microfiltração do soro que são obtidas não só as proteínas com elevado teor de aminoácidos essenciais, mas também outros nutrientes necessários para auxiliar no processo de hipertrofia muscular.

Deste processo, surgem três tipos de composição, que são conhecidos como isolado, concentrado ou hidrolisado.


Whey Protein Isolado

Apresenta maior percentual de proteína - de 90 a 95% - e menor percentual de outros elementos, e por isso, é mais indicado para atletas e pessoas que estão com restrição de carboidratos na dieta.


Whey Protein Concentrado

É a versão e whey mais conhecida e consumida no mercado. Sua concentração de proteínas, no entanto, é normalmente mais baixa (variando de 25 a 85%), apresentando maior quantidade de outros nutrientes, como a lactose (4 a 8%), gorduras e minerais.


Whey Protein Hidrolisado

Trata-se da versão mais processada do whey e de maior custo do que os anteriores. O que o diferencia dos demais é justamente a presença de mais etapas em sua produção, que fazem com que ele seja "pré-digerido”, facilitando a absorção do organismo.


Para que serve e quando ele é indicado?

Quando se pratica exercícios físicos, normalmente o principal objetivo - além da saúde - é diminuir o percentual de gordura corporal e aumentar a massa magra, ganhando maior resistência física e melhorando o contorno corporal.

E neste sentido, a ingestão de boas proteínas é fundamental durante este processo. Isso porque ela é uma das grandes responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento muscular, favorecendo melhores resultados com prática regular.

No caso do whey protein, como explicamos anteriormente, o suplemento é considerado uma boa fonte de proteína, exercendo uma função semelhante a da alimentação que ingerimos, no entanto, de uma forma mais efetiva e potencializada.


Vale ressaltar que embora uma alimentação balanceada também sejam uma boa fonte para adquirir os nutrientes necessários para atingir seus objetivos com a prática de exercícios, por si só, ela não têm a quantidade suficiente para suprir as necessidades de quem treina regularmente.

Nestes casos, o whey protein se mostra como um excelente aliado na busca por hipertrofia muscular, ajudando na síntese de proteínas para formação de mais músculos e até mesmo promovendo o emagrecimento.

Quais os benefícios do suplemento?

Indicado para quem treina com regularidade, o whey é capaz de oferecer uma série de
benefícios para quem o ingere. Dentre eles, podemos destacar:

- Ajuda na hipertrofia muscular;

- Promove a liberação de hormônios anabólicos;

- Estimula a síntese proteica;

- Potencializa o desempenho nos treinos;

- Possui rápida digestão e absorção intestinal;

- Promove o emagrecimento pois traz saciedade e ajuda na perda de gordura corporal;

- Beneficia o fortalecimento do sistema imunológico;

- Ajuda a combater o estresse e proporciona mais disposição;

- Acelera a recuperação muscular.


Quando tomar o whey?
Embora existam muitas controvérsias sobre o tema, especialistas indicam que os melhores horários para consumir o suplemento alimentar seja:


No pós-treino
Segundo especialistas na substância, o ideal é tomar o whey protein logo após acabar as atividades físicas do dia. Isso porque é nesse momento que o músculo está ávido por nutrientes e o whey fornece os aminoácidos e carboidratos de que as células necessitam para regenerar o tecido muscular.


Ao acordar
Após passar pelo período de descanso em jejum, o corpo acorda precisando de nutrientes para dar continuidade à síntese de proteínas, sendo o suplemento uma boa alternativa para cumprir essa função.


Antes de dormir
Durante o sono, músculos ficarão sem receber qualquer tipo de nutriente externo e ingerir a bebida antes de dormir ajuda a manter um fluxo constante de aminoácidos para o tecido muscular se regenerar.


Antes de treinar
Tomar um shake de Whey antes de se exercitar ajuda a minimizar o catabolismo decorrente da ação do cortisol liberado durante os exercícios intensos e pode promover muitos benefícios para o seu corpo. No entanto, o indicado é que a ingestão seja feita ao menos 45 minutos antes do treino.


Vale ressaltar que embora o whey possa trazer bons benefícios para quem treina, o recomendado é que ele seja aliado à uma boa alimentação, além de hábitos mais saudáveis no dia a dia.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Entenda
Whey protein ajuda corredores na recuperação muscular e na força
Novidades
Conheça as versões de Whey Protein gourmet, vegano e sem lactose
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
PUBLICIDADE
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados