Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção!

Saiba o porquê de se controlar o uso de óleo de coco na dieta

Redação Bonde com assessoria de imprensa
01 jun 2021 às 14:12
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Extraído de uma das frutas mais nutritivas de nosso cardápio, o óleo de coco é utilizado para temperar pratos, cozinhar e até mesmo ser usado para estética, como hidratação capilar e corporal, já que seus componentes antioxidantes ajudam a retardar os radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células, dentre outros benefícios.


Com tantos benefícios, fica difícil acreditar que o óleo de coco não seja saudável, entretanto, para a médica Bruna Laudano Manes, especialista em endocrinologia, do Instituto Santa Rosa, alerta: "É preciso ter muito cuidado ao incluir o óleo de coco na dieta".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A especialista ressalta que o uso da iguaria é uma boa alternativa na alimentação, mas é preciso ter cuidado no consumo, para assim poder usufruir melhor os componentes dele. "É bom lembrar que o óleo de coco é um tipo de gordura saturada, ou seja, ele causa o entupimento das veias, aterosclerose, aumento do colesterol, obesidade e problemas cardíacos. Se usado em pequenas quantidades, os benefícios serão visíveis", diz ela que também acrescenta:

Leia mais:

Imagem de destaque
Irresistível

Dia 24 de abril é do churrasco: anote essas dicas e receitas para o preparo perfeito!

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná


"Agora, se usado de maneira exagerada, problemas com obesidade podem surgir. Esse tipo de gordura, de fato, é processado com maior rapidez, já que é rico em triglicerídeos de cadeia média, mas também causa o acúmulo de gordura no corpo, caso a ingestão calórica seja maior do que o gasto", explica a médica.

Publicidade


Nem todos podem consumir o óleo de coco


Os triglicerídeos são as principais gorduras do nosso organismo e estão presentes em vários alimentos, especialmente nos alimentos ricos em carboidratos. Em relação ao óleo de coco, já que a iguaria possui um alto índice, a doutora Bruna Manes explica que, "o consumo contínuo estimula a maior produção de LDL (Lipoproteínas de baixa densidade), que transportam o colesterol do fígado as células, sendo prejudicial ao coração, e reduz o HDL (Lipoproteínas de alta densidade), que faz o inverso".

Publicidade


Nesse sentido, a médica faz um alerta para as pessoas que têm problemas cardiovasculares e colesterol alto. "Não é recomendado, pois é uma gordura saturada que eleva, principalmente, a produção do colesterol ruim que ameaça a saúde. Ele também deve ser usado ao fazer qualquer tipo de fritura", finaliza.


Confira mitos e verdades sobre o óleo de coco

Publicidade


- Quem optar por substituir o óleo de coco, pode fazê-lo por azeite? Mito. O azeite é rico em ômega 9, uma gordura saudável que beneficia a saúde cardiovascular e a redução do colesterol. Já o óleo de coco possui gordura saturada que, apesar de ser de mais fácil absorção, não possui nutrientes para o organismo.


- O óleo de coco proporciona saciedade? Verdade, pois lentifica os processos de digestão e inibe a fome excessiva.


- O óleo de coco ajuda no processo de emagrecimento? Verdade, mas é válido frisar que ele não faz tudo sozinho, é necessário praticar exercícios físicos regularmente.

- O óleo de coco causa a prisão de ventre? Mito, pois ele auxilia na digestão e facilita na passagem pelo intestino.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade