Na hora de comprar frutas, legumes e verduras para consumir em casa, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração: Os preços, se estão frescos, orgânicos ou não, e, que além de não conter agrotóxicos, também priorizem a sazonalidade dos produtos.
Segundo o próprio Guia Alimentar para a População Brasileira, feito pelo MS (Ministério da Saúde), o consumo de alimentos regionais, oriundos da agricultura familiar, que respeitam a natureza e técnicas agrícolas naturais, são infalíveis para melhorar a saúde.
Por esse motivo, com a entrada da primavera que iniciou no dia 22, nada melhor que aproveitar as frutas, legumes e verduras da estação.
Leia mais:
Carne acumula inflação de 15,43% em 12 meses, a maior desde 2021
Salpicão: clássico das festas, faça 10 receitas saborosas
Pavê é um ícone das festas de fim de ano: faça nove receitas deliciosas
Jurado do MasterChef vende por R$ 70 doce que imita arte de banana de R$ 36 milhões
Quais são os produtos da época?
De acordo com o Organis (Associação de Promoção dos Orgânicos), na primavera, a safra de frutas é marcada pela alta da acidez, com a presença do kiwi, maracujá, abacaxi, e outras como mamão, morango, manga, e pêssego.
Já com relação às verduras da época, é neste período que o almeirão, o brócolis e o espinafre aparecem em abundância, e, no caso dos legumes, são eles os mais comuns: abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, ervilha, tomate e cenoura. É a hora certa de aproveitar as cores e sabores da estação.
As principais vantagens de escolher esses produtos é que, além de gerar economia para o bolso, as frutas da estação saem do pé na hora certa e chegam ao consumidor mais frescas e saborosas.