Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vem descobrir!

Vegetarianos precisam tomar suplementos para uma dieta saudável?

Redação Bonde com assessoria de imprensa
12 nov 2020 às 17:08
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma dieta vegetariana é uma alternativa importante para o meio ambiente que vem se popularizando ao longo dos últimos anos. Com incentivo de empresas, maior produção de alimentos de origem não animal e aumento no número de influenciadores, médicos e nutricionistas que apoiam o vegetarianismo, a dieta se tornou ainda mais saudável e acessível. Mesmo assim, ser vegetariano ou vegano pode gerar uma série de certezas e incertezas, sobretudo na hora da nutrição – de onde consumir as proteínas e garantir todas as vitaminas e nutrientes necessários para a saúde e o bom funcionamento do corpo.


É verdade que boa parte das proteínas que precisamos são mais facilmente encontradas em alimentos de origem animal, como fígado de boi, atum, salmão, leite e ovos. No entanto, existem outros alimentos que fornecem a quantidade necessária de proteínas e vitaminas, com a vantagem de não terem origem animal, ou, para os ovolactarianos, estarem contidos no leite ou em ovos. Embora esses alimentos estejam presentes na dieta dessas pessoas, mesmo assim, é necessário cuidar da saúde e acompanhar, por meio de exames médicos, o aproveitamento dos alimentos ingeridos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Hoje, é possível ter uma dieta vegetariana saudável que cubra todos os nutrientes e vitaminas necessárias para uma boa saúde. Para isso, é preciso ajustar os micro e macronutrientes e ter sempre no prato uma alimentação balanceada e rica em alimentos saudáveis.

Leia mais:

Imagem de destaque
Irresistível

Dia 24 de abril é do churrasco: anote essas dicas e receitas para o preparo perfeito!

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná


Mesmo assim, é necessário que vegetarianos tomem suplementos para manter uma dieta saudável?

Publicidade


A resposta varia muito. A verdade é que sim, vegetarianos e veganos podem tomar suplementos para equilibrar a alimentação e ter nas refeições todos os nutrientes e vitaminas necessários. Mas isso não é uma regra geral: existem dietas balanceadas que não requerem adição de outros suplementos, porque, apesar de não possuírem carne ou derivados, equilibram todos os nutrientes, por meio de outros alimentos.


São comuns dietas vegetarianas e veganas que necessitam de complementos, porque nem sempre são suficientes para cobrir todas as demandas que o corpo precisa. Nesses casos, a dieta não possui carne animal, mas traz suplementos de vitaminas específicas que normalmente são mais encontradas em dietas com carne, como o ômega 3 e a vitamina B12.

Publicidade


Vitamina B12
Um dos nutrientes mais abastecidos em origem animal que normalmente ficam faltando nas dietas vegetarianas e veganas é a vitamina B12, muito presente em carnes de peixes em geral (atum, salmão, truta), em fígado de boi, leite e ovos. Sendo assim, em uma dieta vegana, por exemplo, a absorção da vitamina pode ficar comprometida se não houver a ingestão de outros alimentos livres de origem animal.


Pode não parecer, mas a vitamina B12 é responsável por muitos funcionamentos do nosso corpo. É ela quem faz, por exemplo, a formação das hemácias, as células vermelhas do nosso sangue. Sem elas, não há respiração celular.


Além das hemácias, a vitamina B12 também é responsável pela manutenção do sistema nervoso central, pelo fortalecimento do nosso DNA e bom funcionamento dos músculos.

O importante é saber que, caso ela esteja em falta no nosso corpo, não é necessário comer algo de origem animal para repô-la. Ela se faz presente em cogumelos, como shitake, e algas. Se estiver em falta, nesses casos, sim, o uso de suplementos é permitido e incentivado para veganos e vegetarianos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade