Fácil de preparar, a carne moída é a campeã de vendas na maior parte do Brasil. Sua versatilidade permite incluí-la em panquecas, molhos, tortas, hambúrgueres, almôndegas, quibes e outras receitas, basta usar a criatividade.
Segundo o diretor da CampCarne, Pedro Toledo, não há segredos para a escolha da carne que será moída. "Pode-se moer qualquer tipo de carne, mas a carne moída clássica é o patinho. Por ser magra e de sabor agradável, é uma das mais versáteis para os pratos que levam esse tipo de carne", aconselha.
No entanto, outras carnes também podem ser usadas. "Não existe indicação, é uma simples questão de gosto, mas fundamentalmente o que impacta é o teor de gordura que a carne moída terá dependendo do corte escolhido. É mais fácil pensar em hambúrguer, pois as pessoas têm diferentes opções e familiaridade. Hambúrguer de picanha, geralmente tem teor de gordura maior que de fraldinha. O gosto da carne mais a gordura resulta em sabores diferentes de cada um", conta.
Leia mais:
Farofa é o acompanhamento preferido do prato do brasileiro; faça nove receitas
Entremet? Aprenda a fazer a sobremesa francesa do desafio do MasterChef Confeitaria
Carne acumula inflação de 15,43% em 12 meses, a maior desde 2021
Salpicão: clássico das festas, faça 10 receitas saborosas
Porém, vale alertar que o consumidor deve verificar o que foi moído para não comprar algo que não queira. O ideal é comprar a carne resfriada ou fresca para se certificar do teor de gordura que é mais fácil de ser visualizado quando a carne não está congelada. Outro ponto importante é a maneira como a carne foi moída. "Na moagem correta a carne não fica esmagada, e sim cortada em pedacinhos muito pequenos. Isso ajuda para que ela não empelote durante o preparo já que a carne moída não deve ter aspecto de pasta".
Dicas de preparo
Não há segredos para fazer uma carne moída saborosa. "Não tem erro. Uma base de refoga clássica (alho e cebola), com um pouco de azeite, sal e pimenta do reino são suficientes mas vale usar a criatividade a elaboração de receitas". Outra dica que vai deixar a carne moída bem soltinha é usar um fouet (batedor), ao invés de uma colher de pau, para prepará-la na panela.
Benefícios da carne
A carne vermelha tem inúmeros nutrientes. Ela é o alimento mais completo quando se fala em proteínas e é rica em vitaminas do complexo B. Outro grande benefício é que a carne vermelha é fonte de ferro sendo um dos alimentos mais importantes para ser consumido na gravidez, cujo período pode ser propício para uma anemia. A carne moída acaba por se tornar uma opção prática e relativamente barata para alimentar a família.
Dicas e receitas
Quer mais dicas e receitas para aproveitar todas as vantagens da carne moída? Clique aqui e delicie-se!