Comece dessalgando o bacalhau
Tire o Bacalhau da embalagem, lave em água corrente para retirar o excesso de sal, tire pele e espinhas (se a receita pedir), corte (se não já não estiver cortado). Mergulhar em bastante água fria, com algumas pedrinhas de gelo e dentro da geladeira. Usar duas partes de água para cada parte de bacalhau. Manter o bacalhau na geladeira durante o período de dessalga. Se for grelhar ou refogar, dessalgue o bacalhau por mais tempo.
O tempo de dessalgue depende da altura das postas, seguindo a indicação:
24 horas por cm da altura da parte mais grossa da posta, aproximadamente
Trocar a água 2 vezes ao dia, no mínimo.
Você pode experimentar uma lasca da parte mais grossa para ver se está dessalgado.
Bacalhau dessalgado? Vamos dar uma leve fervida nele, pois vamos desfiá-lo. Cozinhe em água filtrada por 5 minutos, até começar a ferver. Escorra a água e reserve. Espere esfriar antes de desfiar.
Em uma panela, doure 1 cebola fatiada em pétalas (fogo médio pra não queimar a cebola). Em seguida, acrescente o alho picado. Quando o refogado estiver bem cheiroso, vamos acrescentar o bacalhau desfiado e deixar dourar por uns 5 minutos. Depois, acrescente a salsinha, batata palha e as azeitonas pretas.
Por fim, é hora dos ovos. Em uma tigela, bata-os ligeiramente com um garfo. Reduza o fogo para baixo e jogue os ovos, mexendo sem parar. PS: é importante que você mexa bem, pois não queremos um omelete com bacalhau e sim cozinhar os ovos em ponto cremoso.
Como o bacalhau ainda conserva bastante sal mesmo depois de dessalgado, não existe a necessidade de acrescentar o ingrediente, mas vale experimentar e corrigir o sal, se necessário.
Finalize o prato com azeitonas extras e se achar bonitinho, pique mais salsinha e jogue por cima. Sirva ainda quente.