Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja como!

Aprenda a cozinhar feijão sem dificuldades e com muito sabor

Receita: Preçolandia
27 jul 2020 às 18:17
- Divulgação
Publicidade
Tempo de Preparo Rendimento
0h 0 min
Continua depois da publicidade

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de feijão carioquinha
  • 6 xícaras (chá) de água
  • 2 folhas de louro
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Modo de preparo

- Antes de começar, você precisa dar uma olhada no feijão cru. Retire os grãos escuros e as pedrinhas que podem ter vindo junto.

- Em seguida, coloque o feijão em uma tigela, cubra com água e deixe-o de molho por aproximadamente 12h. Este processo se chama remolho, na qual diminui o tempo de cozimento e elimina as toxinas que deixam o feijão indigesto. Se possível, troque a água uma vez.

- Agora vamos começar a cozinhar. Despreze a água do remolho e transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com água e junte as folhas de louro.

- Tampe a panela, leve ao fogo médio e quando a panela de pressão começar a apitar, conte 10 minutos. Desligue e espere a pressão sair para abrir a panela.

- Pegue uma panela pequena e em fogo baixo, coloque o azeite e junte a cebola picadinha. Refogue por três minutos, até ficar levemente dourada. Adicione o alho também picado e misture bem por mais um minuto. Acrescente uma concha do feijão cozido, com um pouco do caldo, e amasse os grãos com o fundo da concha, esse purê vai ajudar a engrossar o caldo.

- Transfira metade do feijão cozido com caldo para a panela com a cebola e o alho, e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

- Deixe cozinhar em fogo baixo, sem tampa, por uns cinco minutos ou até que ficar na consistência desejada. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela.

- Desligue o fogo e sirva a seguir.

- A outra metade do feijão cozido que ficou na panela de pressão ainda sem tempero, pode ser congelada. Marque na tampa a data e consuma em até três meses.

- Na hora de descongelar, faça primeiro o refogado do alho e a cebola em uma panela pequena e coloque o feijão congelado. O calor vai derreter o feijão, deixando-o fresquinho.

- Pronto, agora sim você é digno de um cozinheiro brasileiro.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR

Alimentos que parecem ser saudáveis, mas não são!

Dicas para uma alimentação saudável na correria do dia a dia

Conheça 10 atitudes simples para ter uma alimentação saudável

Cadastre-se em nossa newsletter

Continue lendo

Últimas Receitas

Publicidade