Acordar cedo, tomar um café da manhã apressado e tentar fugir do trânsito, almoçar rápido para não perder aquela reunião importante e no final do dia escolher a janta no aplicativo do celular, de preferência achar o restaurante que tiver o menor tempo de entrega e deixar para se alimentar de forma saudável para um outro dia. Difícil não se identificar com essa rotina, não é mesmo?
De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), 8 de cada 10 brasileiros buscam manter uma alimentação mais saudável, mesmo na correria do dia a dia. Para ajudar a ter um estilo de vida focado na saúde a nutricionista Ellen d’Arc da Bio Mundo, rede de lojas que busca gerar saúde e bem estar através de produtos saudáveis, traz alguns conselhos práticos para serem seguidos. "O primeiro passo para manter uma vida saudável é ter uma alimentação equilibrada. Buscar comer alimentos nutritivos, aliado ao consumo de bastante água e rotina do sono em dia", comenta a nutricionista.
COMER EM CASA X COMER FORA
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Tanto na hora de preparar a marmita quanto na escolha do prato no restaurante, o ideal é incluir na alimentação saladas, legumes, cereais e proteínas. "Em casa, na hora de preparar os alimentos, procure usar as opções integrais, grãos, diversificar legumes, carnes magras e prepara-los com gorduras boas como óleo de coco, azeite extravirgem, elas são ótimas para prevenção de doenças", aconselha Ellen.
A nutricionista alerta que o cuidado na hora de comer fora deve ser maior, geralmente os alimentos têm excesso de sódio, corantes e não são preparados em boa gordura. Então o melhor é escolher restaurantes self-service com boas opções de verduras e fibras e, claro, fugir do refrigerante.
BEBA BASTANTE ÁGUA
É importante não negligenciar a hidratação diária. A água é muito importante na eliminação de toxinas e manter o bom funcionamento do seu corpo. "Não espere sentir sede para beber água. Ela é um sinal de alerta para a necessidade do corpo por água", explica
A dica que a nutricionista dá é ter sempre uma garrafa de água por perto, para que a reposição de líquido seja frequente. "O consumo correto de água, além de reduzir a retenção de líquidos, pois coloca os rins para trabalhar, também promove a saciedade", completa Ellen.
DESLIGUE O CELULAR
Na correria do dia a dia o celular é um excelente aliado, mas não na hora das refeições. A nutricionista explica que o uso dos smartphones e eletrônicos podem atrapalhar na hora de manter a alimentação saudável. "Focamos tanto nossa atenção no aparelho que não notamos os sinais de saciedade que o corpo nos dá, assim comemos mais do que realmente precisamos e mastigamos menos, interferindo na digestão, além dele possuir uma grande concentração de bactérias", explica Ellen.
E não é só o celular, o mesmo vale para a televisão, computador e outras coisas que tiram a atenção durante a alimentação. "Precisamos aprender a fazer as refeições com a mesma dedicação que fazemos as atividades que são importantes no nosso dia. O maior benefício de comer com atenção plena é voltar a reconhecer os sinais que o nosso corpo nos envia todo tempo, mas que estamos sempre muito desatentos e apressados para reparar" conclui a nutricionista Ellen d’Arc.