1- Comece preparando o leite de amêndoas. Escorra e descarte a água da demolha. Lave as amêndoas em água corrente e coloque no liquidificador. Acrescente a água filtrada e bata bem por cerca de 3 minutos. Se não couber tudo o copo do liquidificador divida em duas partes.
2- Coe com um pano bem fino ou coador voal. Aproveite o bagaço do leite para fazer uma ricota ou incrementar bolos e panquecas.
3- Antes de começar a preparar o leite condensado coloque um pires na geladeira para gelar.
4- Em uma panela grande coloque o leite de amêndoas e o açúcar demerara. Leve ao fogo médio e cozinhe por 40 minutos, sem parar de mexer até engrossar e reduzir o volume. Sim, é 40 minutos mexendo sem parar. É imprescindível que a panela seja grande para não derramar o leite quando levantar fervura.
5- Acrescente o bicarbonato de sódio com o fogo ligado e mexa sem parar por mais 1 minuto. Sua função é deixar o leite condensado um pouco mais espesso.
6- Desligue o fogo e retire o pires da geladeira. Pingue uma gota do leite condensado com o pires inclinado, se ele escorrer lentamente está no ponto. Caso contrário continue cozinhando por mais alguns minutos até obter o ponto certo. O leite condensado quente é mais líquido mesmo, por isso o teste do pires para a consistência, quando esfriar ele ficará mais consistente.
7- Transfira o leite ainda quente para uma batedeira ou liquidificador e bata por cerca de 20 minutos até amornar. Se estiver usando um liquidificador deixe a tampa aberta para sair o vapor. Esse processo serve para deixar o leite condensado mais aerado e aveludado.
8- Transfira para um recipiente de vidro com tampa e espere esfriar completamente. Armazene na geladeira por até 7 dias.
Reprodução/Tempero Alternativo