1 - Descasque as batatas e corte em cubinhos.
2 - Transfira para uma panela e cubra com água ou caldo de legumes caseiro. Tempere com 1/2 colher de chá de sal e leve ao fogo médio. Cozinhe até ficarem macias.
3 - Enquanto a batata cozinha prepare o refogado. Descasque e pique os dentes de alho. Reserve.
4 - Limpe os cogumelos com um pano de prato ou papel toalha úmido. Não é indicado lavá-los em água corrente, uma vez que absorvem muita água e perdem o sabor. Se estiver usando os cogumelos paris, portobello ou shitake corte em pedaços. Caso estiver usando o nameko ou shimeji, corte a base e separe os "raminhos". Reserve.
5 - Em uma frigideira aqueça o azeite e refogue o alho até dourar levemente.
6 - Acrescente os cogumelos e tempere com 1/2 colher de chá de sal. Refogue até começar a soltar água. Mexa de vez em quando para não queimar. Desligue o fogo e reserve.
7 - Transfira a batata cozida para o liquidificador e bata bem até obter um creme homogêneo. Acrescente um pouco da água do cozimento aos poucos até obter uma consistência mais líquida.
8 - Volte o creme para a panela e adicione o refogado e a couve picada. Cozinhe por alguns minutos, mexendo sempre para não queimar no fundo. Se estiver muito espesso adicione um pouco de água.
9 - Sirva ainda quente.
Reprodução/Tempero Alternativo