1 - Pra começar, preaqueça o forno a 250ºC mais ou menos.
2 - Em uma forma de vidro, coloque os tomates já lavadinhos, 1 dente de alho macerado, 3 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta do reino. Misture bem e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.
3 - Enquanto isso, deixe os demais ingredientes prontinhos: fatie o alho poró (inclusive a parte verde), pique a cebola em cubinhos bem pequenos, corte o shiitake em pedaços menores, pique o cheiro verde e triture as castanhas.
4 - Use o restante do azeite para fritar a cebola picadinha já na panela que você vai fazer o risoto.
5 - Em fogo baixo/médio, mexa bem pra não queimar e, quando estiver quase transparente, acrescente o alho macerado e deixe dourar.
6 - Coloque o arroz na mesma panela e dê uma "fritada" nele também. Acrescente o alho poró, o shiitake, o sal, o vinho e mexa bem.
7 - Lembre de olhar o tomate no forno e ver se já estão murchinhos. Se já, pode tirar do forno e reservar.
8 - Acrescente os temperos, um pouco do brodo quente e deixe ferver. Aos poucos, vá colocando mais brodo e mexendo o arroz. Nesse meio tempo, enquanto a água está fervendo, acrescente a biomassa e dilua bem.
9 - Ela vai ajudar seu risoto a ficar cremoso, vá experimentando o risoto e, se o brodo acabar, use mais água quente para terminar de cozinhar o arroz.
10 - Ele está bom quando estiver al dente (leva uns 40 minutos). Não deixe cozinhar demais senão vai virar uma papinha.
11 - Pra finalizar, acrescente o tomate (pode jogar todo o caldo dele no risotto), de uma mexida dê leve pra que eles não se desfaçam muito, e sirva com cheiro verde e castanhas tostadinhas.
Flor de Sal