1 - Em uma panela misture a água, o sal e o óleo vegetal. Leve ao fogo médio até levantar fervura.
2 - Acrescente o fubá aos poucos, mexendo sem parar a cada adição para não formar grumos. Quando começar a massa ficar mais pesada e soltar do fundo da panela, cerca de 5 minutos, desligue o fogo.
3 - Despeje a massa ainda quente sobre uma superfície limpa e lisa. Espalhe sobre a superfície e espere amornar.
4 - Acrescente o polvilho doce e sove a massa até ficar homogênea. Cubra com um pano de prato úmido e deixe descansar por cerca de 15 minutos.
5 - Enquanto isso prepare o recheio a gosto.
6 - Divida a massa em 12 porções iguais e forme bolinhas. Quando não estiver trabalhando a massa, mantenha coberta com um pano de prato úmido para não ressecar.
7 - Abra a massa com um rolo ou prensa entre duas folhas de plástico para não grudar. Como a massa é frágil, não indico abrir muito fina senão irá rachar com facilidade.
8 - Coloque o recheio, cerca de 2 colheres de sopa por pastel, e feche ainda mantendo a folha de plástico. Dobre as beiradas ou aperte levemente com um garfo para fechar.
9 - Existem duas formar de preparar esses pastéis:
ASSADOS: Unte uma assadeira antiaderente (importante para não grudar) com óleo e disponha os pastéis. Pincele um pouco de óleo sobre a massa e asse em forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 30 minutos. Resultado: pastéis menos gordurosos e com massa flexível.
FRITOS (das fotos): Aqueça o óleo até ficar bem quente. Frite os pastéis por imersão até ficarem dourados. Escorra sobre papel-toalha para retirar o excesso de gordura. Resultado: pastéis mais gordurosos e com massa sequinha e crocante.
Reprodução/Tempero Alternativo