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Formação

Todo líder precisa ser bom leitor

Equipe Caput Consultoria
01 jun 2017 às 11:34
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"Nem todos os leitores são líderes, mas todos os líderes precisam ser leitores." A frase atribuída a Harry Truman, juiz de profissão e 33º presidente dos Estados Unidos, resume a importância da leitura na vida de um gestor de empresas. Mas, infelizmente, nem toda companhia ou profissional que ocupa uma posição estratégica dentro de uma organização tem consciência disso.

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Leia mais sobre o tema Liderança no Blog da Caput.

Se você acompanha este blog há algum tempo, já deve ter aprendido que, de acordo com a Pirâmide de Aprendizagem – já falamos sobre ela aqui -, a leitura é responsável por apenas 10% da retenção total de conhecimento. Porém, é indispensável para a formação de qualquer profissional.

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O que ocorre, especialmente no Brasil, é que as pessoas não são incentivadas a ler. Esse é um problema que vem da infância e é agravado na vida adulta. Muitas lideranças, responsáveis pela tomada de decisões de negócios e por conduzir equipes, simplesmente não apreciam livros. E o pior dessa história é que as companhias fazem "vistas grossas" e não cobram uma mudança de postura.



"Se você ler um livro por semana, em um ano terá lido 52 livros. Em dez anos, 520 livros. Estará entre os 1% melhores de sua área. Ficará mais motivado, mais bem instruído; torna-se-á um líder em sua área." Jim Rohm, empreendedor, autor e palestrante motivacional americano.



Algumas, inclusive, acreditam que a leitura não está no escopo de tarefas dos líderes. No entanto, o que está em questão não é apenas se eles leem ou não, mas o quanto podem aprender por meio dos livros. É por isso que uma das obrigações das empresas é, sim, estimular a leitura entre seus colaboradores. Mas, de que forma é possível fazer isso?

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– Facilite o acesso aos livros e designe um curador. Não basta apenas disponibilizar uma ampla biblioteca dentro da companhia, é preciso designar alguém capaz de recomendar leituras aos gestores. Essa pessoa pode ser um funcionário da própria organização ou mesmo um consultor de empresas.


– Proponha leituras em conjunto. Além de facilitar o acesso aos livros, outra forma de incentivar a busca por conhecimento é recomendar leituras em grupo. Dessa forma, os participantes terão a chance de discutir o que aprenderam sobre o tema, escutar diferentes pontos de vista, trocar experiências e, principalmente, construir conhecimento.


– Comece devagar. É bom frisar que, no caso de "leituras coletivas", não é necessário recomendar um livro inteiro para discussão. Se os gestores que vão participar da atividade não possuem o hábito de ler, é muito melhor começar com apenas um ou alguns capítulos da obra escolhida. Assim, eles não se sentirão sobrecarregados e o aprendizado será bastante enriquecedor.


– Varie as publicações. Mais do que não assustar as pessoas indicando "calhamaços" para a leitura, também é importante variar as publicações entre livros e matérias de revistas especializadas em gestão – como as informativas Exame, Época Negócios e Você S/A; e as formativas HSM Management e Harvard Business Review Brasil.


– Estabeleça uma periodicidade. Para que a leitura se torne um hábito entre os gestores, as empresas devem desenvolver essas atividades de forma periódica e não apenas pontualmente. O ideal é definir os livros ou textos a serem lidos e discutidos logo no início do ano e traçar um planejamento. Lembre-se de permear obras que falem sobre liderança, estratégia e o segmento de negócio da empresa, além de biografias e outros conteúdos que possam inspirar as pessoas.


Se você estiver pensando em colocar em prática essas dicas, tenha em mente que, antes de qualquer medida, a sua empresa precisa desenvolver uma cultura favorável à leitura. De nada adianta manter uma biblioteca nas dependências do escritório e olhar torto para o funcionário que está folheando uma revista ou jornal no meio do expediente. A mentalidade de que, lendo, ele não está fazendo nada tem que acabar.


Os livros melhoram a capacidade crítica, de escrita e comunicação, ampliam a visão de mundo, ajudam a aumentar o nível de concentração, ou seja, podem ter muitos efeitos positivos para a vida das lideranças dentro e fora da empresa.

E se você chegou até o fim deste post, gostou das dicas, mas ainda está pensando: "Isso é muito interessante, mas não serve para a minha empresa!", não se engane e jamais subestime os seus gestores. Antes de tirar qualquer conclusão ou fazer julgamentos, experimente adotar algumas das nossas sugestões. Topa o desafio?


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