Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Os Intraempreendedores Organizacionais

Melissa Antonychyn
28 mar 2012 às 11:40
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Iniciamos um novo ano, o planejamento estratégico está desenhado, as metas e as expectativas de resultados alinhadas. E agora, quais as estratégias que os líderes utilizarão para envolverem suas equipes na execução das ações tão necessárias para o atingimento do que foi estabelecido?

Precisamos de colaboradores que tratem do negócio como se fossem os donos e assumam a responsabilidade pelo que fazem. Parece utópico, mas existem dentro dos mais variados ramos de negócios um profissional que se diferencia, chamado por vários autores de intraempreendedor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O intraempreendedor é apontado como o maior determinante do sucesso organizacional, pois é o colaborador que atua no ambiente interno tendo ideias e convicção que estas serão bem-sucedidas, além de se dedicar ao planejamento de forma consciente e objetiva. Portanto, longe de ser apenas um sonhador sem foco e sem clareza de onde quer chegar.

Leia mais:

Imagem de destaque

A Mulher e seu Tempo de Vida

Imagem de destaque

Carregue Somente os Seus "Macaquinhos"

Imagem de destaque

O que Impede de Sermos Assertivos?

Imagem de destaque

Estou Maior que Meu Cargo. E Agora?


Pessoas com perfil empreendedor conseguem mobilizar os demais colaboradores para o atingimento de objetivos comuns, afinal de contas seu entusiasmo contagia e envolve os demais. São indivíduos que inovam, identificam e criam oportunidades de negócios, montam e coordenam novas combinações de recursos para extrair os maiores benefícios de suas inovações.

Publicidade


Indivíduos que estimulam seu potencial criativo, identificam oportunidades, atuam por iniciativa própria, buscam informações permanentemente e são comunicadores persuasivos. Colaboradores que não se satisfazem por sugerir caminhos, reúnem os recursos necessários para a implementação e são os principais responsáveis pelo desempenho organizacional.


Por isto fica o desafio para os gestores de alinharem as estratégias do negócio às necessidades das pessoas, criando ambientes que possibilitem a entrega de todas estas competências, isto é, estruturas, processos, recursos e sistemas que incentivem a presença de intraempreendedores. Líderes treinados para lidarem com ideias novas, sem se sentirem ameaçados em seus cargos e auxiliados por sistemas de avaliação de desempenho, de remuneração e carreira voltados ao reconhecimento e valorização dos profissionais com este perfil.


Pesquisas demonstram que a motivação gerada pela satisfação do colaborador ao ser reconhecido pela empresa e pelos colegas – que percebem suas iniciativas –, gera comprometimento pessoal, melhora sensivelmente o clima organizacional e ainda garante que o planejamento estratégico tão bem elaborado se torne realidade.


Veja outros artigos sobre o assunto:

Caput Consultoria e Treinamento
(43) 3029-5000 - Londrina/PR
www.caputconsultoria.com.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade