Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Seja Assertivo e Eficaz

Melissa Antonychyn
28 mar 2012 às 11:38
Continua depois da publicidade

Quando somos assertivos em nossas relações conseguimos algo muito importante: a confiança e a admiração de quem esta perto de nós. Saber se comunicar é algo fundamental nos dias atuais e muitas vezes fica a dúvida de qual a competência que nos possibilitará essa comunicação objetiva e eficaz?

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O cenário atual traz inúmeras exigências no atingimento de metas requisitando profissionais com visão de negócios, competências técnicas e interpessoais e com facilidade para criar soluções inteligentes visando resolver os problemas diários da empresa. Profissionais que saibam equilibrar a busca constante por resultados e que através de sua forma de ser e de se comunicar construam relações duradouras e confiáveis.

Continua depois da publicidade


Mas quais comportamentos embasam a comunicação eficaz?


É possível definir de diferentes formas o profissional que se comunica bem. Uma delas compreende que é aquela pessoa que tem desenvoltura e flexibilidade para expressar "aquilo que pensa, aquilo que quer e aquilo que sente" sem deixar de ouvir e respeitar as mesmas expressões do outro, ou seja, o profissional assertivo. Ser assertivo vai muito além de uma fala objetiva, é respeito genuíno por si mesmo e pelo outro, lembrando que temos que dizer "sim" e "não" quando for preciso.


Em situações diárias de feedback, seja no ambiente corporativo ou mesmo familiar, a assertividade faz com que sejamos firmes, objetivos e que saibamos ouvir de forma ativa, ou seja, totalmente envolvidos no processo de comunicação, recebendo aquilo que nos é falado de forma completa em palavras, sentimentos e significado. Faz com que consigamos nos posicionar e facilitar para que os demais também expressem aquilo que esperam e sentem por nós.

Continua depois da publicidade


Por conta de alguns valores que cultivamos ou crenças limitadoras que nos proíbem de dizer aquilo que realmente gostaríamos, desenvolvemos dificuldade em nos posicionar e de aceitar posicionamentos contrários aos nossos. Seja assertivo e perceberá como sua chefia, seus familiares e demais pessoas que fazem parte da sua vida terão muita mais facilidade para comunicarem e se posicionarem contigo. Ao mesmo tempo, você terá uma valiosa competência que contribuirá para a construção de relações duradouras e de muita confiança.


Veja outros artigos sobre o assunto:

Caput Consultoria e Treinamento
(43) 3029-5000 - Londrina/PR
www.caputconsultoria.com.br


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade