Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Você já fez seu plano de vida para 2012?

Melissa Antonychyn
28 mar 2012 às 11:42
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os dias têm a mesma duração de horas para todas as pessoas, sejam elas jovens ou idosas, com muitos bens materiais ou sem nenhum patrimônio, brasileiras ou estrangeiras. Contudo, é fato que algumas aproveitam este recurso tão valioso realizando coisas extraordinárias enquanto outras apenas veem o tempo passar.

Albert Einstein costumava dizer que "o tempo corre a uma velocidade de sessenta minutos por hora". Nessa corrida, você tem que colocar seu "carro" na pista certa, naquela que irá levá-lo a seus maiores objetivos e sonhos. Caso contrário, percorrerá preciosos quilômetros na estrada da vida e quando chegar ao destino final descobrirá, tarde demais, que pegou a pista errada e continuará reclamando que o tempo voa, pois não viveu seu tempo com coisas importantes para você.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


E como podemos identificar o que realmente é importante em nossas vidas? Como definimos com clareza qual é a "pista" certa? Qual o segredo de administrar o tempo de forma eficaz? São vários os estudos em relação à Gestão Eficaz do Tempo, também há inúmeras correntes de pensamento que trouxeram as listas de tarefas, as agendas, os calendários e atualmente a definição de prioridades, ferramentas essas que nos auxiliam na escolha do melhor caminho.

Leia mais:

Imagem de destaque

A Mulher e seu Tempo de Vida

Imagem de destaque

Carregue Somente os Seus "Macaquinhos"

Imagem de destaque

O que Impede de Sermos Assertivos?

Imagem de destaque

Estou Maior que Meu Cargo. E Agora?


O que vem ao encontro do que definimos como nosso propósito de vida? Quais são as prioridades relacionadas com a nossa missão pessoal? Quais os nossos principais valores? Quantos papéis desempenhamos rotineiramente como profissional, pai/mãe, filho/filha, amigo/amiga, esposa/marido e tantos outros? Qual desses papéis se for descartado hoje das nossas vidas fará muita diferença?

Publicidade


Aproveite o primeiro mês do ano como marco para elaboração do seu plano de vida para 2011 e responda tais questionamentos. Após eleger suas prioridades, aquilo que jamais descartaria neste ano, estabeleça os objetivos que deseja alcançar para ter sucesso e satisfação em cada um deles – o que quer, almeja e deseja. Estabeleça prazos e defina metas para cada um dos objetivos, anote em quanto tempo e porque almeja atingir esses objetivos. Determine também como atingirá cada um deles e as estratégias a serem executadas.


E por fim, antes de passar para a fase de implantação do que foi planejado, mensure os recursos que serão necessários (dinheiro, parcerias, auxílio de outras pessoas, materiais etc) e faça um cronograma com as datas-limite para cada ação. Uma dica importante é não deixar de monitorar, ou seja, manter o controle da situação e avaliar tudo o que deu certo e o que não, se os prazos foram cumpridos e se precisará realizar algum tipo de adequação.


Pessoas vencedoras fazem aquilo que precisa ser feito, criam uma reputação de agilidade, planejam com claro senso de direção onde querem chegar e desdobram suas metas pessoais em planos de ações factíveis e realizáveis.


Utilize a disciplina como sua grande aliada, pois é ela que o liberta das ações que tiram o foco daquilo que é mais importante em sua vida. Tempo é sinônimo de vida, assim quanto de tempo você dedicará para aquilo que é mais importante, ou melhor, quanto de vida você dedicará para aquilo que é mais importante e valioso para você?


Veja outros artigos sobre o assunto:

Caput Consultoria e Treinamento
(43) 3029-5000 - Londrina/PR
www.caputconsultoria.com.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade