Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

85% dos casos de câncer de mama em pets possuem caráter maligno

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 out 2019 às 16:17
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Outubro é o mês da conscientização sobre o Câncer de Mama e a importância do diagnóstico precoce. Durante esse período, as ações do Outubro Rosa tomam conta das mídias, cartazes e ambientes, divulgando a necessidade de realizar o autoexame e também de ter sempre o acompanhamento médico. Mas a doença não atinge somente os humanos.

Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o câncer de mama possui alta incidência em animais de estimação. Cerca de 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvem tumores mamários, sendo que 85% apresentam comportamento maligno.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


De acordo com a professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Positivo, Sabrina Marin Rodigheri, a atenção dos tutores é parte fundamental para o diagnóstico e tratamento da doença. "Ainda é muito comum que os tutores procurem ajuda quando a doença já está em estágios avançados. Por isso, buscamos conscientizá-los para possibilitar o diagnóstico precoce, imprescindível para aumentar os índices de cura”, explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Viralizou

Anúncio de apartamento à venda viraliza com pombo de estimação do proprietário

Imagem de destaque
Estudo da Science

Serpentes evoluíram em taxa mais rápida e em formas mais diversas do que lagartos

Imagem de destaque
Em Foz

Tutor é preso por matar pitbull após animal atacar cão da vizinha no PR

Imagem de destaque
Morto em voo

Tutor do cachorro Joca diz que caixa de transporte tinha identificação incorreta

Para o diagnóstico precoce, além da observação da condição geral do animal, recomenda-se a palpação periódica das mamas. Na presença de qualquer alteração deve-se buscar a ajuda de um médico veterinário. "A castração precoce, realizada antes do primeiro cio ou entre o primeiro e o segundo cio, é a melhor forma de prevenir o câncer de mama em cadelas e gatas. Apesar de ser uma intervenção cirúrgica, os índices de complicações são baixos e a eficácia é altíssima”, conta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade