Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuide do seu pet!

Conheça as 5 doenças mais comuns em cachorros

Lívia Marra - Folhapress
11 ago 2020 às 09:15
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apatia, perda de peso e coceira excessiva são alguns sinais de que algo não vai bem com o cãozinho. No entanto, algumas doenças são silenciosas ou têm sintomas difíceis de o tutor identificar.


Ficar atento ao comportamento do animal e procurar ajuda do veterinário o quanto antes é fundamental para a recuperação do pet.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Thais Matos, veterinária da DogHero, aponta abaixo as cinco doenças mais comuns em cachorros e como os tutores podem preveni-las.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em Foz

Tutor é preso por matar pitbull após animal atacar cão da vizinha no PR

Imagem de destaque
Morto em voo

Tutor do cachorro Joca diz que caixa de transporte tinha identificação incorreta

Imagem de destaque
Poxa, Chico!

Macaco entra em mercado, bebe cerveja, abre alimentos e é apreendido em SC

Imagem de destaque
Tragédia

Estresse e temperatura do porão de avião podem ter causado a morte do cão Joca


Doença do carrapato

Publicidade


A doença do carrapato é uma infecção que ataca o sangue e pode provocar a morte do animal se não tratada corretamente - e quanto mais cedo descobrir a doença, mais chances de sucesso no tratamento.


Essa enfermidade ocorre nas formas de erliquiose e babesiose e é diagnosticada por meio de exames laboratoriais. Os sintomas incluem febre, falta de apetite e perda de peso.

Publicidade


Uso de medicamentos específico, de xampu antiparasitas, eliminar os carrapatos do local em que o cão vive e higienizar o espaço com água, sabão e produtos de limpeza com pulgicidas e carrapaticidas são formas de evitar a doença.


Dermatite

Publicidade


A dermatite é uma infecção na pele causada por diferentes agentes que afeta principalmente os cães de pelagem longa e espessa, como o golden retriever e border collie.


Os principais sintomas são perda de pelos, coceira, vermelhidão na pele, lambidas e mordidas no local afetado. Cuidar da pele do animal, alimentação e limpeza do cachorro, além da atenção pré e pós banho, além de evitar contato com animais infectados com doenças de pele, são medidas preventivas.

Publicidade


O tratamento dependerá do tipo de dermatite identificado pelo veterinário, e pode ser oral, injetável ou apenas com sprays e pomadas na região afetada.


Otite

Publicidade


A otite é a infecção é mais comum em cães de raças como cocker, beagle e basset, já que a orelha caída acaba tampando o canal auditivo do animal e facilita o acúmulo de umidade.


Pode ser provocada por bactérias, acúmulo de cera e até pela entrada de corpos estranhos, como água, poeira, pedaços de algodão. O pet geralmente sente coceira nas orelhas, inclina a cabeça para um lado, apresenta feridas na parte de trás da região e cera escura e malcheirosa.

Publicidade


O tratamento será feito com medicamentos de uso tópico, além da higienização das orelhas. Para prevenir a otite canina, o tutor deve fazer a higienização ao menos uma vez por semana no cao de animal com orelha caída e a casa 15 dias nos pets com orelhas em pé ou curtas.


Parvovirose


A parvovirose é um tipo de infecção viral e se manifesta via gastrointestinal grave, causado por vírus contagioso e potencialmente mortal quando não tratado corretamente, ou por uma doença que ataca o coração ao causar uma miocardite aguda e, em geral, é responsável por morte súbita em filhotes.


O contágio ocorre através do contato com cachorros infectados ou fezes e vômitos infectados. Entre os sintomas estão letargia, vômito, diarréia, falta de apetite, hipotermia, taquicardia, desidratação, perda de peso e fraqueza.


A melhor forma de prevenir a parvovirose é manter a vacinação em dia, especialmente, as vacinas V8 e V10. Filhotes não devem ser expostos aos locais públicos antes de concluir a vacinação, para evitar possíveis contaminações.


Obesidade


O número de cães acima do peso tem crescido. Alimentação inadequada e pouco exercício físico são os principais motivos, e as raças com mais propensas são akita, beagle, buldogue inglês e francês, dachshund, labrador, pug e rottweiler.


O veterinário indicará o peso ideal é o planejamento de refeições e atividades físicas.

"O recomendado é evitar o máximo de petiscos industrializados, pois eles são ricos em gorduras e carboidratos, pobres em nutrientes e tiram o apetite para a ração equilibrada. O ideal é que o tutor opte por petiscos naturais, orientados por um especialista", diz a veterinária.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade