Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidado!

Saiba por que cães e gatos não podem comer chocolate

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 abr 2020 às 10:14
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Chocolate é uma delícia, mas você sabia que para os pets pode ser tóxico? Após o período de Páscoa, é importante que os tutores fiquem alertas para evitar que o chocolate se torne um problema para os animais. A teobromina, substância presente no cacau, pode causar intoxicação, ou, dependendo da quantidade ingerida, até a morte.

De acordo com Verena Cunha, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Mars Pet Nutrition no Brasil, os chocolates mais escuros e amargos, que contém maior percentual de cacau, são os mais tóxicos para os animais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"É importante lembrar que a quantidade necessária para causar a intoxicação varia de acordo com o tamanho do animal, estado de saúde, sensibilidade individual e o tipo de chocolate ingerido. Porém, o ideal é que nenhum tipo de chocolate seja oferecido aos pets”, afirma a especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em Foz

Tutor é preso por matar pitbull após animal atacar cão da vizinha no PR

Imagem de destaque
Morto em voo

Tutor do cachorro Joca diz que caixa de transporte tinha identificação incorreta

Imagem de destaque
Poxa, Chico!

Macaco entra em mercado, bebe cerveja, abre alimentos e é apreendido em SC

Imagem de destaque
Tragédia

Estresse e temperatura do porão de avião podem ter causado a morte do cão Joca


O chocolate, quando consumido em pequenas quantidades, pode causar vômito, diarreia, agitação e aumento da frequência urinária. Se consumido em maior quantidade, os cães podem apresentar espasmos musculares, convulsões e taquicardia, podendo levar a morte.

Publicidade


"Ao apresentar os sintomas de intoxicação, o tutor deve levar o animal imediatamente ao médico-veterinário para que o tratamento adequado possa ser realizado. Mesmo que o pet tenha ingerido pequenas quantidades, é importante comunicar ao profissional, que vai avaliar e recomendar o melhor tratamento a ser seguido”, explica a veterinária Manuela Fischer.


No entanto, o chocolate não é o único vilão que requer atenção. Outros alimentos também podem ser prejudiciais e sinalizar perigo para a saúde e bem-estar dos pets. Temperos como alho e cebola, frutas como a uva e o abacate também pode causar problemas aos animais.

Se a ideia é oferecer ao pet um agrado diferente para aproveitar o isolamento ao lado dele, há sempre um petisco ideal para a ocasião. Contudo, vale sempre estar atento à tabela nutricional de cada petisco para que o consumo de calorias respeite a necessidade diária do pet, evitando, assim, o sobrepeso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade