A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, nesta quarta-feira (7), relatório sobre a situação da dengue em Londrina. O boletim indicou que o município acumula, desde a primeira semana de janeiro deste ano, 21.797 casos positivos de dengue, entre um total de 57.416 notificações por suspeita da doença.
De todas essas notificações, 7.875 foram descartadas, e 21.744 estão em processo de análise, sendo que não houve nenhum novo caso de óbito desde a última semana. As regiões do Vivi Xavier, Jardim Ideal e Santiago, Parigot e Fraternidade estavam entre as áreas com aumento da incidência de casos, porém nessa última atualização nenhuma região da cidade aparece em estado de alarme.
Para os atendimentos e diagnósticos, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará é a mais indicada, por funcionar 24 horas e ter um ponto de atendimento exclusivo para os casos de dengue. O endereço da UPA é Avenida Arthur Thomas, 2.390.
Leia mais:
Live da Associação Médica de Londrina vai debater reflexos das mudanças hormonais das mulheres
Polícia Penal do Paraná abre inscrições para PSS com 145 vagas na área de saúde
Paraná registra mais 262 casos de dengue e nenhum óbito
Ozempic e Mounjaro podem trazer riscos durante anestesia, alerta Anvisa
Ações seguintes
Na próxima semana, o setor de endemias irá intensificar as ações contra a dengue, atendendo casos suspeitos de arboviroses – doenças causadas por mosquitos, como Dengue, Zika e Chikungunya, realizando busca de novos sintomáticos e eliminações de possíveis criadouros.
A equipe também vai realizar vistorias em imóveis que foram denunciados pela população através do número 0800-400 -1893 ou pela ouvidoria. Tais locais são classificados como “pontos estratégicos”, e o monitoramento é feito através de armadilhas ovitrampas. Os mutirões educativos de palestras nas escolas, empresas e sociedade civil organizada continuarão acontecendo; e também continuam a limpeza de imóveis críticos, com intensificação de atividades em bairros com predomínio dos casos.