O verão é época de muito sol e calor, a oportunidade perfeita para aproveitar uma praia ou piscina. O sol faz muito bem para nossa saúde, fonte quentinha de vitamina D. No entanto, apesar de ser bom para nós, se não tomarmos alguns cuidados, o sol pode também ser bastante prejudicial.
Se você é aquela pessoa que adora pegar uma marquinha e fica deitada no sol sem se cuidar, você está se expondo aos raios UV (ultra violeta). Esses raios podem causar danos a sua pele e saúde, podendo até ocasionar o câncer de pele. Por conta disso, o médico Rafael Soares, especialista em dermatologia e nutrologia, da algumas dicas para que possamos aproveitar o sol com segurança.
O médico explica que antes de se expor ao sol, é importante aplicar o protetor solar com quinze minutos de antecedência. Também é necessário reaplicar pelo menos a cada duas horas.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Herpes genital infecta uma pessoa por segundo no mundo, diz OMS
Planos de saúde que viraram alvo do governo lideram lucros em 2024
Outra dica é sempre se lembrar de todos os lugares para passar protetor, até na nuca e na orelha. Também proteger o couro cabeludo com chapéus, bonés e protetores para os cabelos. Dê preferência para materiais com fator de proteção de raios UV e por roupas com tecidos leves e frescos.
Para que o protetor não aumente a oleosidade da pele, uma dica é assim que chegar em casa remove-lo com produtos micelares. E claro, precisamos beber muita água. É fundamental água em todas as estações e todos os dias, mas no verão precisamos de uma atenção a mais para poder manter o corpo saudável e hidratado.