Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Surdez em potencial

7 cuidados para evitar zumbidos e incômodos no ouvido

Redação Bonde com Assessoria
27 dez 2018 às 14:32
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ouvido também precisa de cuidados e proteção. Focar no cotonete não é mais uma opção, é interessante se atentar em uma parte mais importante: a audição. Nós estamos acostumados a nos prevenir de diversos problemas de saúde, mas acabamos esquecendo do ouvido.


Segundo a Sociedade Brasileira de Otologia, cerca de 20 milhões de pessoas têm zumbido no Brasil, e apenas 15% sente incômodo e busca ajuda médica. Além disso, entorno de 30% das perdas de audição ocorre por conta da exposição a sons intensos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Se você faz parte dessas porcentagens, fique atento, o grande perigo da surdez, quando relacionada aos sons altos, é que ela não regride, apenas para de piorar. Pensando nisso, a otorrinolaringologista do Hospital IPO (Instituto Paranaense de Otorrinolaringologista), Adriana Kosma separou dicas para proteger a audição:

Leia mais:

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres


Evitar exposição a sons altos

Publicidade


Para quem gosta de curtir um som alto é preciso tomar cuidado. O máximo permitido para que não haja danos para sua audição são 60 decibéis de volume para os aparelhos celulares, MP3, televisores e caixas de som. 
"Para você conseguir ter uma ideia, 40 db é a altura de uma conversa em um tom normal" afirma a otorrino.


Cuidado com o tempo de exposição

Publicidade


Festa e shows geram em torno de 125 e 130 decibéis. Mas é claro que você não precisa evitar esses eventos por conta do som alto. "Porém, é importante que não prolongue a exposição dos ouvidos ao som estridente", aconselha Adriana.


Use protetores

Publicidade


Caso trabalhe em um local em que a exposição a sons altos seja contínua, utilize equipamentos de proteção. "Boas opções são abafadores de ruídos ou protetores auriculares" informa Adriana.


Fones de ouvidos adequados

Publicidade


Neste momento, os fones de ouvido são seus inimigos. Então, use-os com moderação. O melhor fone é o do tipo ‘concha’, pois eles abafam o som exterior, fazendo com que não seja necessário aumentar muito o volume. Além disso, esse tipo de fone não causa traumatismo no canal do ouvido.


Fique atento aos sintomas nos ouvidos

Publicidade


Sintomas de perda auditiva, dores nos ouvidos e zumbidos devem ser valorizados. O otorrinolaringologista é médico que deve ser procurado em caso de problemas nos ouvidos. "O Hospital IPO conta com exames de última geração para diagnóstico e tecnologias modernas para recuperação da capacidade de ouvir" indica a médica.


Outros sintomas

Os sons altos podem afetar a saúde, causando estresse, gastrite, insônia, dores de cabeça, úlcera e até mesmo depressão, por isso todos os cuidados são necessários. "É sempre bom fazer, anualmente, exames completos para diagnosticar qualquer tipo de problema", conclui Adriana.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade