Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção aos sintomas!

Câncer infantojuvenil atinge mais de 12 mil crianças e adolescentes

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
09 out 2019 às 08:28
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Neste sábado, 12 de outubro, é comemorado o Dia das Crianças e a Sobope (Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica) dá destaque aos pequenos que estão em tratamento do câncer. De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), são cerca de 12.500 pessoas, entre um e 19 anos, acometidas por tumores como linfoma, leucemia e neuroblastoma, anualmente.

De acordo com o presidente da Sobope, Claudio Galvão, "o tratamento do câncer infantil requer uma estrutura física, com UTI (Unidade de Terapia Intensiva), pronto-socorro, laboratórios, radiologia, e equipe multidisciplinar treinada, bem como apoio de outras especialidades médicas”. Além disso, o médico ressalta que o essencial é realizar o diagnóstico o mais rápido possível.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Isso porque, apesar da taxa de cura do câncer infantojuvenil ser alta, o diagnóstico ainda é feito de forma tardia, o que dificulta o tratamento. "Se tratando de crianças, falamos muito de reconhecer a doença e fazer o diagnóstico precocemente, para que o tratamento se inicie mais rápido”, afirma o especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Mas o que é o câncer infantojuvenil? Segundo Inca, o câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de doenças que tem em comum a proliferação descontrolada de células anormais. Nas crianças, o câncer geralmente afeta as células sanguíneas e os tecidos de sustentação. Por isso, o Inca aponta que os tipos mais comuns de câncer em crianças e adolescentes são: leucemias, os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas.

Publicidade


A instituição aponta que, no Brasil, o câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doenças em pessoas de um a 19 anos. Entretanto, há uma boa notícia: o Inca aponta que tumores em crianças e adolescentes são, predominantemente, de origem embrionária e, por isso, respondem melhor aos tratamentos, o que gera grandes chances de cura.


Atualmente, cerca de 80% das crianças e dos adolescentes com câncer podem ser curadas da doença. No entanto, o sucesso do tratamento depende do diagnóstico precoce e da qualidade dos serviços prestados, já que o atendimento deve ser especializado.

Publicidade


Para que o diagnóstico seja realizado de forma precoce, os pais ou responsáveis devem ficar atentos a possíveis sintomas nas crianças e nos adolescentes, tais como:


• Em casos de leucemia, a criança se torna mais sujeita a infecções, além de ficar pálida, sentir dores nos ósseos e ter hemorragias;


• Em casos de retinoblastoma, os pais devem ficar atentos ao chamado "reflexo do olho do gato", que consiste no embranquecimento da pupila quando exposta à luz. Além disso, a doença pode gerar estrabismo (olhar vesgo) e fotofobia (sensibilidade à luz). Geralmente, esse tipo de câncer afeta crianças com menos de três anos e a pesquisa do reflexo deve ser feita desde o nascimento;

• Tumores do sistema nervoso central podem ter como sintomas dores de cabeça, alterações motoras e vômitos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade