Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira dicas

Dores nas costas atingem 27 milhões de brasileiros

Redação Bonde com assessoria de imprensa
11 jul 2016 às 17:05
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, 27 milhões de brasileiros apresentam dores na coluna. E são vários os fatores que contribuem para essas dores. "As causas mais comuns são o sedentarismo, as posturas corporais inadequadas adotadas no trabalho, em frente ao computador, ao falar no celular, em atividades físicas mal orientadas, em quadros de obesidade ou até mesmo em momentos de lazer", explica a fisioterapeuta Christina Cepeda.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 80% da população mundial sofrerá ao menos um episódio de dor nas costas na vida. E por ser tão comum, muitas vezes é subestimada. "Mas essas dores podem significar desde processos degenerativos próprios do processo de envelhecimento como artrose, hérnia de disco, espondilolistese (escorregamento de uma vértebra) ou até mesmo um tumor", conta Cepeda.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O diagnóstico das dores nas costas é muito banalizado – muitas vezes, elas são encaradas apenas como "mau jeito". Esse "mau jeito", no entanto, pode evoluir para uma doença crônica, inflamatória e, potencialmente, incapacitante.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada


É importante prestar atenção na frequência dessas dores, pois é isso o que diferencia a dor de aguda da crônica. A primeira é uma dor momentânea, que dependendo do caso passa em poucos dias, já a crônica ultrapassa três semanas, necessitando de um acompanhamento médico.

Publicidade


É evidente que nem todo desconforto será, necessariamente, uma emergência, mas é preciso ficar atento às mensagens que o corpo transmite, afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar. "Procurar realizar atividades físicas orientadas, manter boa postura corporal durante o desenvolvimento das atividades laborais, ao celular, em frente à TV e na posição sentada, evitar permanecer no computador deitado na cama, cuidar do peso corporal, evitar carregar muito peso, não ultrapassar 10% do peso corporal em bolsas e mochilas, no caso de mochilas, utilizar as duas alças próximo ao corpo, enfim, procurar ser mais ativo e cuidar do corpo", exemplifica a fisioterapeuta.


A coordenadora da Pós-Graduação da Universidade Positivo e especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional, Rúbia Bennatti, orienta a não fazer uso de medicamentos sem o conhecimento de um profissional da área. "Muitas vezes, as pessoas são mal orientadas em relação aos cuidados com a coluna e, frequentemente, mesmo quando os conhecem, os cuidados são tomados somente nos momentos de dor", afirma. "As dores geralmente são passageiras, porém, quando intensas e repetidas, é primordial que um especialista oriente os medicamentos e cuidados adequados àquele tratamento", completa.

Publicidade


Antes da consulta médica, alguns artifícios podem aliviar a dor nas costas. Confira:


Repousar – deitar no chão ou em um colchão mais duro por meia hora;

Publicidade


Dormir de lado – com um travesseiro que apoie o pescoço e outro entre as pernas;


Compressas mornas – colocar bolsa de água quente no lugar da dor para relaxar o músculo;

Publicidade


Tomar banho quente – aproveitar a pressão da água sobre o lugar doído;


Sentar de maneira correta – não cruzar as pernas ao sentar;

Publicidade


Não ficar muito tempo na mesma posição – levantar de hora em hora, no mínimo;


Massagem – feita por um especialista, para o relaxamento dos músculos;

Alongamentos – deitar em uma bola de pilates e soltar cabeça e braços para trás, possibilitando que a coluna seja esticada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade