Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vida saudável

É possível parar de fumar e não engordar?

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As doenças causadas pelo tabagismo cada vez são mais conhecidas entre os seres humanos, mesmo assim o número de fumantes no país cresce a cada ano. Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aponta que mesmo com todo o combate do governo através de propagandas e anúncios nas embalagens de cigarro, 20% dos brasileiros ainda fumam, quando tratamos da região sudeste, o percentual sobe para 50%.

O cigarro se tornou até um fator de exclusão social, "A presença não só da nicotina, responsável pela dependência química que o tabaco provoca, mas também cerca de 4700 substâncias tóxicas ao organismo faz desse mau hábito, na verdade, um símbolo de agressão à saúde e, cada vez mais, nos dias de hoje, de restrição e inconveniência social", explica Ricardo Tavares de Carvalho, cardiologista do INCOR.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um dos fatores que desestimulam o fumante ao abandono do cigarro, é a compulsão alimentar, que nada tem a ver com a fome. "Na verdade o paladar volta a ser mais refinado, pois a nicotina reduz o apetite e tira o gosto dos alimentos, isso acontece também com o olfato, que trabalha melhor sem a presença da constante fumaça", explica Priscilla de Arruda, Coordenadora Geral do Departamento de Avaliação e Orientação Física da Alti Assessoria em Fitness.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


A atividade física aliada a um bom plano alimentar, se torna uma considerável aliada no combate ao fumo, pois os exercícios físicos, através da liberação de endorfinas, melhoram o humor e reduzem a ansiedade, dando mais sensação de prazer e disposição. No entanto, o que os atletas mas sentem diferença quando param de fumar é na respiração, pois anteriormente os brônquios dos pulmões se mantinham irritados, o que dificultava a respiração e prejudicava os exercícios, já que é preciso um custo energético adicional.


Mas sabe-se que não é fácil. "Cerca de 60% dos fumantes adultos já fizeram pelo menos uma tentativa de deixar de fumar, mas não conseguiram. Isso pode ser importante para alguém que já tenha falhado, lembrando sempre que não podemos considerar esta atitude como uma fraqueza", completa Ricardo Tavares.

A atividade física aumenta o gasto calórico, não permitindo que o fumante chegue muitas vezes triplicar o seu peso, permite uma dieta mais generosa e melhora o humor ao suspender o fumo, impedindo que o atleta coma compulsivamente. (Fonte: FitnessBrasil)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade