Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidado!

Fumantes passivos podem apresentar fatores de risco à Covid-19

Caroline Knup - Estagiária*
24 ago 2020 às 09:37
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O tabagismo passivo é caracterizado como a inalação de fumaça de derivados do cigarro por indivíduos que não fumam, mas que convivem com fumantes em ambientes fechados. Denominada PTA (Poluição Tabagística Ambiental), a poluição proveniente da fumaça de cigarros é, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a terceira maior causa de morte evitável em todo o mundo.


De acordo com Liliane Shimizu, pneumologista do Hospital Evangélico de Londrina, fumantes passivos têm maior risco de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo quando comparados às pessoas que não têm contato com a fumaça do cigarro em ambientes fechados. "Quanto maior é o período de tempo em que o não fumante fica exposto à PTA, maiores são as chances de adoecer", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A especialista aponta que, a curto prazo, o tabagismo passivo pode trazer reações alérgicas aos pacientes, como tosse, rinite e até conjuntivite. No entanto, os efeitos mais graves podem ser observados a longo prazo, quando aumentam as chances de infarto agudo do miocárdio, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


"Crianças e bebês são particularmente mais suscetíveis ao tabagismo passivo, já que possuem risco aumentado de desenvolver doenças respiratórias, doença do ouvido médio e síndrome da morte súbita infantil. Mulheres grávidas expostas ao tabagismo passivo correm maior risco de natimorte, malformações congênitas e feto com baixo peso ao nascer", afirma Shimizu.

Publicidade


Coronavírus


No início da pandemia de Covid-19, um estudo francês levantou a hipótese de que a nicotina poderia ter papel 'protetor' na infecção pelo novo coronavírus. "O estudo afirmava que, em pacientes internados em alguns serviços de saúde da China, a prevalência do tabagismo era menor do que na população geral. Mas essa conclusão deve ser vista com muita cautela", alerta a especialista.

Publicidade


Conforme explica Shimizu, a pesquisa é uma notícia falsa. Isso porque os autores do estudo já haviam trabalhado diretamente para a indústria tabagista e, por isso, tinham interesses com a divulgação dos falsos resultados.


"Os fumantes têm risco de complicação da Covid-19 45% maior do que os não-fumantes. A mortalidade da doença para quem fuma cigarros chega a ser 38% maior", explica.

Publicidade


Apesar de não existirem dados que correlacionem fumantes passivos e maiores riscos de complicações da Covid-19, a pneumologista aponta que pessoas que não fumam, mas que moram ou convivem com fumantes, também sofrem agressões pulmonares, o que as tornam mais vulneráveis a infecções respiratórias, como a Covid-19.


A fumaça de cigarros contém mais de cinco mil compostos e substâncias químicas. Pesquisas nacionais e internacionais indicam que, pelo menos, 50 desses compostos podem provocar câncer em fumantes ativos e passivos. "Não há nível seguro de exposição ao tabagismo passivo. A única maneira de proteger adequadamente fumantes e não-fumantes é eliminar completamente o tabagismo em ambientes fechados."


Conforme comenta Shimizu, o distanciamento social pode ser encarado como um momento de ansiedade, estresse e angústia, o que pode causar aumento no consumo de cigarros por fumantes. Apesar das dificuldades, a especialista aconselha que o momento seja tido como um estímulo para o cuidado com a saúde. "Além de evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabão e usar álcool em gel, parar de fumar é uma importante atitude para prevenir complicações do novo coronavírus", finaliza.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade