05/04/20
32º/19ºLONDRINA
PUBLICIDADE
|
Mitos e verdades

Médico tira dúvidas sobre queda de cabelo; saiba como tratar

Shutterstock
Shutterstock


A queda de cabelo é um problema muito comum e as dúvidas que surgem diante esse tema são diversas. Por isso, o médico especialista em transplantes capilares, Thiago Bianco, tira algumas dúvidas sobre esse tema.


1. O que é e de que maneira pode acontecer a queda do cabelo?

A queda de cabelo acontece quando um fio se desprende do couro cabeludo, ainda com o bulbo. Esta queda pode acontecer por diversas razões, desde desequilíbrios hormonais até a causas emocionais, por isso, é sempre necessário procurar um médico quando a pessoa percebe que os fios estão caindo mais que o normal, que é cerca de 100 fios por dia.

2. Quais os melhores produtos que fortalecem e ajudam a combater a queda dos fios?

Na verdade a melhor indicação para o fortalecimento do fio é cuidar do corpo de dentro para fora, com alimentação balanceada e também evitando o excesso de químicas. Nada é proibido, é claro, mas é necessária atenção ao usar secadores e chapinhas e buscar proteger o fio desses tipos de agressões.

3. Existem pessoas mais propensas a sofrerem com a queda?

Sim, quem já possui um histórico familiar de calvície está sempre mais propenso à queda. A calvície não é tão comum em mulheres, mas também acontece e geralmente este quadro só se apresenta mais tardiamente após menopausa.

Caso se perceba a queda e já se saiba do histórico, é importante analisar junto ao médico especialista quais os outros fatores que podem estar contribuindo e até acelerando este processo de queda, se o fundo é emocional, se são as dietas rígidas para perder peso, ou ainda, a utilização de alguns remédios.

4. Como uma mulher consegue identificar que está com queda de cabelo? Como diferenciar a queda, do cabelo apenas quebradiço?

A queda capilar feminina é diferente da masculina. A mulher não desenvolve uma calvície pelas "entradas", então ela pode perceber quedas em áreas da cabeça ou ainda na risca do meio, que aos poucos vai ficando cada vez mais larga.

A quebra dos fios acontece devido a algum estresse que faz com que o fio não suporte e acabe se partindo, sem se desprender do couro cabeludo. Esse estresse pode ser causado por químicas, sol e ressecamento excessivo, mudanças bruscas de temperatura, como uso excessivo de acessórios como chapinha e secador.


Quais os maiores mitos e verdades quando falamos de queda de cabelo?

* Prender o cabelo sempre pode danificar os fios?

Plausível - Se o prendedor escolhido for agressivo ou ainda, se a pessoa prender com muita força isso pode sim causar uma quebra dos fios.

* Dormir com cabelo molhado faz mal?

Verdadeiro - Não é recomendado dormir com o cabelo molhado, já que internamente o fio demora entre 6h à 8h para secar, e com isso a umidade que em contato com o travesseiro pode facilitar a proliferação de fungos e outras doenças.

* Shampoo Bomba funciona?

Falso - Não existe comprovação científica de que o uso de medicamentos e vitaminas dentro do shampoo possa fazer o crescimento do fio ser acelerado. O que geralmente ocorre é o efeito placebo, onde a pessoa acredita que o remédio funciona e sente os seus efeitos de fato.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Previna-se!
Dez dicas que ajudam a diminuir a queda de cabelos
Calvície
Saiba até que ponto é normal os cabelos caírem
Diz SBC
Queda de cabelo feminina afeta metade das mulheres
Fique atento
Especialista lista cinco doenças que podem causar queda de cabelo
Continue lendo
Ministério da Saúde
Brasil registra 73 novas mortes por coronavírus; total de 432
04/04/2020 23:13
Boletim
Londrina tem 38 casos confirmados do novo coronavírus
04/04/2020 19:23
Neste sábado
Campo Mourão registra segunda morte por coronavírus
04/04/2020 18:46
Neste sábado
Morador de Quatiguá morre no HU de Londrina com coronavírus
04/04/2020 16:04
Sete mortes no estado
Paraná tem quase 100 casos confirmados de Covid-19 em 24h; 401 no total
04/04/2020 15:49
Veja mais e a capa do canal