Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidado!

Quase metade da população brasileira tem colesterol alto

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 ago 2020 às 10:48
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O colesterol em níveis elevados é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Segundo a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), cerca de 40% da população tem colesterol alto, que pode se acumular e obstruir vasos sanguíneos, levando à formação da aterosclerose.


"A aterosclerose é silenciosa, leva a obstrução dos vasos sanguíneos e é uma das maiores causas de morte do mundo. Muitas vezes, o primeiro sintoma que aparece já é fatal, como AVC (Acidente Vascular Cerebral), chamado de 'derrame', ou infarto agudo do miocárdio, conhecido como ataque cardíaco”, alerta o cardiologista João Vítola, diretor geral da Quanta Diagnóstico por Imagem.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O colesterol é produzido pelo fígado e circula no sangue. Existem dois tipos principais de colesterol: o LDL, chamado colesterol "ruim”, ou seja, é aquele que quando está em níveis altos, se acumula nos vasos e pode levar a um infarto ou AVC.

Leia mais:

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres


Já o HDL, chamado de "bom” colesterol, é capaz de remover o LDL do organismo e, quando alto, reduz o risco de AVC e infarto.

Publicidade


O diagnóstico dos níveis de colesterol é feito somente por testes laboratoriais. Em alguns casos, conforme o histórico e risco de cada pessoa, também podem ser indicados exames mais detalhados.


"Se um paciente tem baixíssimo risco de apresentar uma doença cardíaca, não precisa, necessariamente, fazer nenhum exame complementar, somente mudar hábitos. Se há um risco moderado ou intermediário, aí é possível a indicação, por exemplo, do Escore de Cálcio, que detecta aterosclerose no coração, e assim por diante, para ajudar na escolha do tratamento mais adequado”, explica Rodrigo Cerci, cardiologista e diretor de Pesquisa e Inovação e do Serviço de Angiotomografia Cardíaca da Quanta Diagnóstico por Imagem.

Publicidade


Segundo Cerci, os níveis recomendados de colesterol mudam conforme cada caso, por isso é fundamental uma avaliação médica regular.


"O normal do colesterol hoje, por exemplo, depende do risco de cada um. Se eu tenho 40 anos, não tenho aterosclerose ou fator de risco, eu tenho um risco baixo de infarto. Neste caso um valor de LDL de até 160 pode ser tolerado. Se eu tenho 40 anos e já infartei, o meu risco é muito alto. Então, esse mesmo LDL tem que ser menor que 50”, esclarece.

Publicidade


Mas, não são somente os adultos que podem ter o colesterol elevado. O problema pode surgir em qualquer faixa etária. "Existe uma forma grave da doença, que se chama hipercolesterolemia familiar, caracterizada por um nível muito elevado de colesterol desde o nascimento e que pode trazer consequências já na infância”, revela Dr. Silvio Barberato, cardiologista da Quanta Diagnóstico por Imagem.


Cultivar bons hábitos de vida é uma das maneiras mais eficazes para a prevenção, como praticar exercícios físicos, não fumar e evitar o consumo excessivo de álcool. Adotar uma dieta mais saudável é um dos fatores principais, pois 30% do colesterol do nosso organismo é proveniente dos alimentos.

"Basta não exagerar na quantidade de sal no preparo dos alimentos, evitar o excesso no consumo de carnes e laticínios gordurosos, alimentos industrializados e frituras, incluir dez porções de frutas, verduras e vegetais na alimentação diária e beber bastante água todos os dias”, esses são considerados bons hábitos, aponta Dr. João Vítola.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade