Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Especialista explica

Saiba mais sobre a síndrome dos ovários policísticos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 jun 2019 às 17:54
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Menstruação irregular, pelos em excesso no rosto ou no corpo, aumento de peso e o surgimento de acne podem indicar a presença da síndrome dos ovários policísticos. De origem ainda desconhecida, ela é uma doença metabólica geralmente identificada e acompanhada pelo ginecologista, mas que se beneficia de tratamento multiprofissional. "A síndrome só é caracterizada quando detectamos nos exames de imagem e laboratoriais a presença de, ao menos, três fatores conjuntamente: ciclo menstrual irregular, aumento da produção de hormônio masculino e aumento do tamanho dos ovários, que também apresentam microcistos", explica Maurício Simões Abrão, médico gestor do serviço de ginecologia da BP (Beneficência Portuguesa de São Paulo).


Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional de São Paulo, a doença atinge entre 8% e 13% das mulheres em idade reprodutiva (entre 15 e 44 anos). "Por isso, é importante estar atento aos sinais que a síndrome apresenta e consultar um especialista o quanto antes para evitar problemas mais graves no futuro, como obesidade e o diabetes - decorrentes da resistência à insulina resultante da síndrome -, ou a infertilidade, fruto da irregularidade da ovulação", orienta Abrão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O tratamento normalmente passa pela mudança do estilo de vida e, em alguns casos, há necessidade do uso de medicamentos. "É essencial para as mulheres com essa síndrome conscientizarem-se sobre a necessidade da adoção de rotinas mais saudáveis, com alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, além de manterem o acompanhamento médico para descartar qualquer tipo de alteração nos ovários", alerta o ginecologista. Em casos extremos, uma laparoscopia pode ser indicada para um procedimento chamado drilling nos ovários, quando pequenas cauterizações ou vaporizações com laser são feitas nos ovários para estimular seu melhor funcionamento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada

O especialista recomenda, como forma preventiva, que a primeira consulta com o ginecologista seja realizada assim que a menina entrar na puberdade, período de transição da infância para a fase adulta. "Normalmente isso ocorre entre os 9 e 12 anos de idade e, a partir daí, é essencial que a consulta periódica com o ginecologista se torne um hábito".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade