06/08/20
25º/13ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Mais de 100 doenças

Saiba o que é reumatismo e os principais sintomas

Ao longo da vida, diferentes doenças podem afetar a coluna, o quadril, as pernas, os braços ou o pescoço. A área da reumatologia é uma das mais eficientes no diagnostico destes incômodos, uma vez que avalia o paciente de uma forma geral para identificar a causa das dores, que pode ser desde uma torção até uma grave fratura ou até mesmo osteoporose e tumores.

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Segundo estudo realizado em todo Brasil pela UnB (Universidade de Brasília), as doenças descritas como reumatismo foram as mais prevalentes em todo o país, estando à frente até mesmo da diabetes. Estima-se que dois milhões de brasileiros sejam afetados por essa condição. As doenças são prevalentes em mulheres com idade entre 30 e 50 anos.

A reumatologia exerce uma função que engloba áreas integradas dentro do mundo das fraturas, dos ossos, das infecções, dos músculos e dos ligamentos. "Antes de buscarmos tratamento para o incômodo, precisamos descobrir a causa que nos afeta. O motivo das dores é variado e depende de diversos fatores, como a postura, a genética, o peso, o alongamento, o sedentarismo e as temperaturas climáticas”, explica Claudia Goldenstein Schainberg, médica especialista em reumatologia.

Muitas pessoas ainda não sabem, mas o reumatismo não é uma doença em si, mas sim um termo que reúne grupos com mais de cem doenças que prejudicam os tecidos conjuntivos, incluindo articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos.

"A origem do desconforto pode ser predominantemente biomecânica, infecciosa, inflamatória ou autoimune, o que vai mobilizar específicas áreas médicas que seu reumatologista saberá exatamente qual te direcionar”, completa a especialista. Normalmente, os sintomas deste âmbito se baseiam em dores nas articulações, vermelhidão, inchaço pelo corpo, cansaço e dificuldades para se movimentar.

É necessário prevenir essas enfermidades com mudanças diárias, como a realização frequente de exames gerais, a manutenção de uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos.

"Essas doenças podem desencadear graves problemas, como a artrose, a tendinite, a bursite, a lombalgia, a gota, a artrite reumatoide, o lúpus, a osteoartrite e a fibromialgia. Portanto, procure um médico reumatologista para um diagnóstico preciso. Se necessário, o especialista vai receitar medicações, tratamentos e até cirurgias dependendo da situação”, aconselha Schainberg.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Há complicações
Varizes atingem cerca de 40% da população; tire suas dúvidas sobre o tema
06 AGO 2020 às 10h37
Saiba mais
Infecções prévias podem gerar células que combatem o novo coronavírus, diz estudo
06 AGO 2020 às 09h49
Cenário preocupante
Em menos de 2 meses, quase triplicou o número de profissionais de saúde com Covid- 19
06 AGO 2020 às 08h49
Pandemia
Brasil registra 1.322 mortes pela Covid-19 e já tem mais de 97 mil óbitos
06 AGO 2020 às 08h13
Boletim da Sesa
Sesa divulga mais 2.569 casos e 35 mortes pela Covid-19 no PR
05 AGO 2020 às 18h48
Boletim diário
Londrina ultrapassa 3,5 mil casos de Covid-19 e registra mais duas mortes
05 AGO 2020 às 18h38
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados