Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vá ao dentista!

Saúde bucal pode afetar saúde geral do corpo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 dez 2019 às 10:35
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quantas vezes você vai ao dentista durante o ano? Se você respondeu só uma, ou nenhuma, é melhor agendar rapidamente uma consulta com um especialista. Assim como nosso corpo, a nossa boca também precisa de cuidados frequentes. Muitos problemas na saúde geral, conhecida também como saúde sistêmica, estão relacionados direta ou indiretamente com os cuidados da saúde bucal.

A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo. Além de ter as funcionalidades que já conhecemos, como fala, mastigação e respiração, a boca é a principal cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, o que acaba fazendo dela entrada para bactérias e outros problemas que podem afetar a saúde de todo o corpo. Muitos problemas de saúde se manifestam primeiro como alguns pequenos problemas na boca, podendo ser um primeiro ponto para o diagnóstico.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A dentista Lúcia Cappellette Carezzato, coordenadora de Endodontia da ABO (Associação Brasileira de Odontologia), explica que uma dor de dente, por exemplo, pode ser sintoma de algo que vai além da boca.

Leia mais:

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres


"A dor de dente não necessariamente é causada por um problema no dente. A sinusite, por exemplo, às vezes manifesta com dores terríveis na arcada dentária. Uma oclusão pode causar um desconforto que não especificamente tem tratamento com dentista. Por isso, é sempre necessário consultar um dentista ou médico”, explica Lucia.

Publicidade


Alguns problemas da saúde geral que se manifestam na boca:


• Lesões bucais podem ser o primeiro sinal do HIV/Aids;

Publicidade


• Aftas podem ser uma manifestação de Doença Celíaca ou Doença de Crohn;


• Uma gengiva pálida ou avermelhada pode ser um indicativo de desordens hematológicas;

Publicidade


• Perdas ósseas nos maxilares podem ser um primeiro sinal de osteoporose;


• Alterações na aparência dos dentes podem indicar bulimia ou anorexia;

Publicidade


• A presença diversos componentes nocivos como álcool, nicotina, drogas, hormônios, toxinas do meio ambiente, anti-corpos, podem ser detectados na saliva.


Para alertar a população brasileira a ter mais cuidado com a saúde bucal e ter um sorriso mais bonito, a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos), criou a campanha "Sorrir Muda Tudo”. A ação, que visa propagar a mensagem de quão importante é o cuidado com a saúde bucal para a saúde no geral.


Para esse projeto, a ABIMO agrega outras instituições e associações movimento de conscientização e valorização da odontologia brasileira, como: APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas), ABO (Associação Brasileira de Odontologia), CFO (Conselho Federal de Odontologia) e CRO SP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo).

Para saber mais sobre a campanha, é possível acessar o perfil no Instagram e a página no Facebook.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade