Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja a pesquisa

Suplementação pode ajudar no tratamento de diabetes e na prevenção da obesidade

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
13 jan 2020 às 10:06
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um estudo realizado no Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do IB (Instituto de Biologia) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) comprovou que o estímulo regular com taurina gera diversos benefícios no controle da glicemia, o que facilita o tratamento de diabetes. Os testes foram feitos com alguns camundongos acima do peso, que ingeriam água com um pouco do aminoácido durante dois meses.

Ao final da pesquisa, os pesquisadores observaram que todos os animais perderam peso de forma significativa. Os dados obtidos sugerem que a taurina
poderia ajudar de forma efetiva a evitar complicações graves como a diabetes e atuar na prevenção da obesidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Essa redução da glicemia pode ser reflexo da superativação dos receptores de insulina durante o tratamento. Esse processo favorece a produção de glicose no tecido muscular e diminui a criação desse açúcar no fígado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada


A pesquisa foi divulgada e apresentada pelo professor Everardo Magalhães Carneiro durante a 29ª Reunião Anual da FeSBE (Federação de Sociedades de Biologia Experimental). De acordo com ele, "a taurina é um aminoácido que não é incorporado nas proteínas de nosso organismo e parece ter um papel importante na sinalização celular. Nossos dados mostram que ela regula a produção intracelular de peróxido de hidrogênio (H2O2) – ou água oxigenada –, e isso se correlaciona com a melhor ação da insulina nos tecidos periféricos”, diz.

Publicidade


Ele também revela que o aminoácido é sintetizado naturalmente pelo organismo, principalmente nas células do fígado e do tecido adiposo. A taurina é semi-essencial, já que sua produção se dá na fase adulta e também porque ela está presente em diversos alimentos, como peixes, carnes e laticínios.


A taurina - Ela é capaz de diminuir a glicemia, resistência à insulina, desequilíbrio osmótico e estresse oxidativo, geralmente observados em pacientes diabéticos. Presente principalmente nos músculos, no coração, na retina e no sistema nervoso central, o aminoácido é bastante utilizado durante as atividades físicas devido a sua eficácia.


Quando ingerida, ela tem seu pico de ação em aproximadamente 120 minutos. Uma de suas funções é agir como transmissor metabólico e fortalecer as contrações cardíacas. Entretanto, é muito comum ser usada como suplemento energético, já que é desintoxicante.

É necessário ter cuidado ao consumir o aminoácido. De acordo com estudos, a quantidade segura é de três a seis gramas diárias. Normalmente, são consumidas doses de 500 a 2.000 mg. Seu uso pode ser prescrito por um médico especialista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade