A Sociedade Brasileira de Hipertensão, em parceria com o Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, lança está semana a Campanha Menos Pressão 2014, com o tema "Conheça sua pressão arterial!", com objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se conhecer e entender os valores da pressão arterial.
De acordo com a entidade, a iniciativa surgiu em função do número de hipertensos que possuem a doença e não tem conhecimento. "Estima-se que 50% das pessoas com pressão alta não sabem disso, e dos que sabem apenas 25% são aderentes ao tratamento" explica Dr. Frida Plavnik, diretora científica da Sociedade Brasileira de Hipertensão e coordenadora da campanha. "Daí a importância de incentivarmos a aferição da pressão com regularidade e nos certificarmos de que a população entende o que eles significam", explica ela.
A campanha conta com o apoio do ator e roteirista, Fábio Porchat, e o professor de educação física pós-graduado em nutrição, Marcio Atalla, que vestiram a camisa da campanha. A escolha dos embaixadores não foi por acaso, Fábio Porchat, que recentemente participou do quadro Medida Certa, do Fantástico, contou com a ajuda de Marcio Atalla para entrar em forma durante o programa. "Nossa expectativa é que eles sirvam de exemplo e inspirem a mudança de hábito na vida das pessoas", afirma Dr. Roberto Franco, presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão.
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Atualmente, a hipertensão atinge em média de 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. No mundo, de acordo com a OMS, cerca de 7 milhões de pessoas morrem a cada ano e 1,5 bilhão, adoecem por causa da pressão alta. As graves consequências da doença podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.
A Sociedade Brasileira de Hipertensão entende a importância de ações de conscientização para a população, por isso criou a tradicional Campanha Menos Pressão. "Iniciativas preventivas geram benefícios e custos menores do que outras intervenções necessárias para controlar a elevação da pressão arterial, tanto para pacientes quanto para o governo", afirma Dr. Roberto Franco.