Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sedentarismo

6 horas em frente à TV subtraem 5 anos de expectativa de vida

Redação Bonde
29 abr 2014 às 09:24

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, Austrália, afirmou recentemente que cada hora que uma pessoa passa sentada equivalem a menos 21 minutos em sua expectativa de vida. O cigarro diminui a expectativa em 10 minutos.

A pesquisa

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para realizar o estudo foram estudados 12 mil australianos que responderam perguntas sobre seus respectivos estados de saúde, doenças que já tiveram, além de sedentarismo, tabagismo e hábitos alimentares.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


A conclusão do estudo, publicado no British Journal of Sports Medicine, foi que seis horas em frente à TV equivalem a menos 5 anos de vida, mesmo em pessoas que fazem exercícios regularmente.

Publicidade


O motivo desse alto impacto estaria ligado à pouca movimentação dos músculos das pernas. O corpo, após meia hora sentado, entra em repouso, diminuindo sua atividade metabólica, enquanto de pé, os músculos se mantêm rígidos, consumindo energia.


Soluções simples

Publicidade


Muitas pessoas culpam a falta de tempo pela ausência de exercícios físicos na rotina, mas existem algumas soluções que podem ser integradas no dia-a-dia com rapidez e facilidade. Confira!


Use as escadas

Publicidade


Se você mora ou trabalha em prédio, dispense o elevador e vá de escada. Se o andar que você mora ou trabalha é muito alto, pare com o elevador alguns andares abaixo e complete o resto de escada. É uma solução simples, mas que, se realizada com frequência, tende a contribuir.


Desapegue do carro

Publicidade


Muitas pessoas já se acostumaram com a comodidade que o carro pode oferecer. Mas, ultimamente, devido ao trânsito, essa tal "comodidade" pode nem compensar tanto assim. A sugestão é: deixe o carro em casa e vá a pé ou de bicicleta, patins, skate, o que você preferir. Se você trabalha ou estuda muito longe, adapte, faça distâncias curtas, como ir ao mercado, à padaria ou farmácia, por exemplo. Além de se exercitar, você contribui com o meio ambiente, diminui um carro no trânsito e evita o estresse do tráfego nas cidades.


Estacione o carro longe

Publicidade


Outra dica preciosa e simples é estacionar o carro longe. O trânsito acomoda. Aproveite para esticar as pernas. A dica também serve para quem anda de ônibus: pare um ou dois pontos antes e caminhe.


Alongue-se sempre que puder


Alongue-se. Ao acordar, no intervalo do trabalho ou da aula, nem que seja por cinco minutinho, mas faça. Estique as pernas e os braços, mova o pescoço e realize exercícios de respiração profunda que ajudam a relaxar.

(Com informações do site Doutíssima)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo