Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alerta

A menopausa e os cuidados com a pele

Redação Bonde
06 dez 2010 às 16:56

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando o assunto é menopausa uma das primeiras coisas que se tem em mente são as típicas ondas de calor. No entanto, esse período marca muito mais alterações e sintomas no organismo da mulher. A pele é um dos órgãos mais afetados nessa fase.

O aspecto envelhecido e desgastado da pele reflete a ausência do estrógeno na mulher. Isso ocorre devido a perda da função dos ovários que cessam a produção de progesterona e estrógeno. Como o estrógeno é o principal responsável pela boa-aparência cutânea, a falta dele desencadeia importantes alterações na pele da mulher menopausada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Estima-se que nos primeiros cinco anos de menopausa diminui-se cerca de 30% do colágeno da derme, deixando-a mais flácida. Pode haver também, a diminuição da elastina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


Além da pele, cabelos e unhas sofrem com as alterações hormonais da menopausa. A pele das mãos e dos pés ficam mais grossas e ásperas ocasionando até rachaduras. Já o rosto sofre um aumento de vascularização, podem surgir vasos pequenos e finos; a superfície adquire uma aparência vermelha e quente em decorrência dos calores repentinos. O cabelo, principalmente os fios brancos, torna-se mais fino e seco. As unhas ficam mais fracas e quebradiças demorando a crescer.


Para se preparar para a menopausa e tratar os sintomas de forma adequada, o diagnóstico precoce é determinante. Atualmente, as mulheres já podem contar com um importante aliado, o Confirme Menopausa. O autoteste consegue detectar através da urina a presença do hormônio folículo estimulante (FSH). Quando é sinalizado o aumento dele o início da menopausa é confirmado.

O teste funciona como o de gravidez. Uma tira deve ser colocada verticalmente dentro do recipiente em que foi coletada a urina. Após três segundos, deve-se colocar a tira em uma superfície limpa, seca e não absorvente. O resultado surgirá em cinco minutos. O Confirme Menopausa pode ser encontrado em farmácias ou através do site www.confirme.com.br. O autoteste possui preço acessível e têm 99% de precisão (com AÇÃO & COMUNICAÇÃO LANA CÔRTES).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo