Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Espinhas

Acne, o pesadelo de muitos

Redação Bonde
24 nov 2011 às 15:30

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A acne é o pesadelo de grande parte da população, principalmente dos adolescentes, pois é nessa fase que ela ganha ainda mais força. Isso ocorre porque durante a puberdade as glândulas sebáceas da pele tornam-se mais ativas e sua produção é excessiva. Além disso, os poros da pele ficam obstruídos provocando a formação de coleções de pus. Nesse período, a doença tende a se manifestar pela formação de "cravos" ou "espinhas" que resulta da interação entre hormônios, oleosidade da pele e bactérias. O grande problema é que com frequência, o sebo produzido resseca e as bactérias se acumulam nos poros cutâneos, impedindo assim que essas glândulas saiam dos folículos dos pelos. Outro fator que implica na acne está relacionado à atividade das bactérias, elas crescem nos poros obstruídos e degradam algumas gorduras no sebo, o que irrita ainda mais a pele.

Mesmo nos casos mais avançados, o problema tem solução. Para eliminar as espinhas superficiais pode-se aplicar, com orientação médica, um antibiótico sobre a pele ou utilizar antibióticos orais para reduzir ou prevenir a acne superficial. O resultado poderá demorar meses ou anos para aparecer. Quando a acne é mais profunda, a infecção pode se disseminar produzindo áreas maiores, avermelhadas, elevadas e inflamadas, com cistos cheios de pus, os quais podem se romper deixando cicatrizes. O ato de espremer as espinhas pode piorar o aspecto da pele aumentando a infecção, a inflamação e as cicatrizes. Nesse caso, o ideal é que a pessoa procure por um dermatologista para iniciar um tratamento com antibióticos orais. No inicio, a acne poderá apresentar uma aspecto pior, o que é normal. O tratamento levará cerca de três semanas para surtir efeito.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Uma notícia boa, já que estamos saindo da estação mais fria do ano, é que a acne piora no inverno e melhora no verão devido ao efeito benéfico do sol - cicatrizante e bactericida. Já a dieta tem pouca influência sobre a acne, embora algumas pessoas tenham sensibilidade a certos alimentos. Os adolescentes que fazem uso de hormônios anabolizantes podem apresentar uma piora da acne e determinados cosméticos podem agravá-la por obstruir os poros. Também pode haver ocorrência de acne durante o período menstrual em mulheres jovens e pode desaparecer ou piorar durante a gravidez. No caso de acne grave durante a menstruação, um contraceptivo oral pode ser útil. O tratamento leva de 4 a 6 meses para mostrar resultados benéficos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória

É importante ressaltar que a lavagem das áreas afetadas várias vezes ao dia tem pouco efeito no tratamento das acnes, porém melhora o aspecto da face oleosa. Qualquer sabonete de boa qualidade pode ser utilizado. Sabonetes antibacterianos não são benéficos e os abrasivos podem secar melhor as lesões, mas também podem irritá-las. As compressas de água quente ajudam a amolecer a acne, tornando a sua remoção mais fácil (Dr. José Cianci Filho / Médico do Trabalho da Drogasil S/A / com Máquina Public Relations)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo