Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saudável!

Acredite: chocolate pode estimular o raciocínio

Redação Bonde com assessoria de imprensa
05 dez 2013 às 19:00

Compartilhar notícia

- Arquivo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o verão se aproximando, a proposta em manter o corpo em dia acaba sendo foco da maioria das pessoas, após o período das festas. Muitas vezes essa preocupação recaí sobre o chocolate, no entanto, comer chocolate pode ser tão saudável quanto delicioso.

Considerado um alimento do bem, pesquisadores da Universidade de Linkoping, na Suécia, revelaram por meio de estudos, que a versão amarga do cacau, é capaz de inibir enzimas presentes no organismo responsáveis por elevar a pressão arterial, além de oferecer benefícios que vão além da beleza.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O levantamento mostrou ainda que comer chocolate duas vezes por semana impediu em 66% as chances de doença cardíaca. Isso porque o chocolate amargo com 70% de cacau é uma importante fonte de antioxidantes, contendo mais flavonóides (bioativos com propriedade antioxidante) do que o vinho tinto. Sendo assim, protege o sistema cardiovascular e bloqueia a LDL (lipoproteína de baixa densidade do colesterol mau).

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


"O chocolate amargo é rico em flavonóides e outros tipos de polifenóis, que ajudam a combater os processos inflamatórios e, assim, protegem os vasos sanguíneos na prevenção de doenças cardiovasculares", explica Roseli Rossi, nutricionista especialista em Nutrição Clínica Funcional.

Publicidade


Uma das vantagens de comer chocolate com alto teor de cacau é o fato de saborear porções menores e não cair no exagero. Além disso, o chocolate estimula o raciocínio, melhora o humor e combate a depressão, bem como aumenta os níveis de serotonina e endorfina no cérebro, tendo como consequência as sensações de bem estar e disposição.


"A combinação de massa de cacau, sacarose e manteiga de cacau abastece o organismo com gordura, carboidrato, cálcio, ferro, potássio, cobre, manganês, magnésio, vitaminas E e B, cafeína, feniletiamina (um neurotransmissor estimulante e antidepressivo) e teobromina (substância encontrada no cacau) sendo que essas duas últimas ajudam a estimular o raciocínio. Uma dose diária de 30g a 50g, o equivalente a um ou dois quadradinhos de uma barra, não compromete o regime e traz benefícios à saúde", recomenda Roseli.

Considerando esses níveis de antioxidantes atrelados a uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos, podem ajudar a retardar ou reduzir os efeitos dos radicais livres (moléculas que aceleram o envelhecimento celular), decorrentes de fatores como estresse, tabagismo, má alimentação, falta de sono, entre outros.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo