Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Hospital do Idoso

Agência reduz tempo para transfusões de sangue em Curitiba

- Divulgação
Redação Bonde / Prefeitura de Curitiba
26 mai 2015 às 15:54
Publicidade
Publicidade

O Hospital do Idoso Zilda Arns inaugurará no próximo dia 14, Dia Mundial da Doação de Sangue, sua agência transfusional. A unidade deve reduzir em 70% o tempo para realização de transfusão de sangue em pacientes internados, além de elevar a segurança do procedimento.


Com a agência, o hospital terá capacidade de armazenar o sangue e seus derivados (como hemácias e plaquetas), além de fazer os testes de compatibilidade do material biológico do receptor e doador, monitorando a refrigeração e integridade dos componentes.

Publicidade
Publicidade


São cerca de 200 transfusões por mês, a maior parte em pacientes das Unidades de Terapia Intensiva. "O idoso apresenta um condição mais fragilizada de saúde o que o torna mais suscetível às transfusões", explica Larissa Savóia Assef, farmacêutica da agência.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada

Imagem de destaque
Moringão

Fundação de Esportes de Londrina oferta aulas gratuitas de alongamento e funcional

Imagem de destaque
CBD no esporte

Lutador de MMA faz tratamento com canabidiol; conheça benefícios para atletas

Imagem de destaque
Será ressarcida

Mulher de 33 anos descobre que não tinha câncer após dois anos de tratamento


Hoje, quando um paciente do Hospital do Idoso precisa realizar o procedimento, a equipe de enfermagem coleta uma amostra do sangue e encaminha ao Hospital do Trabalhador. Lá são feitos os testes de compatibilidade e a liberação do sangue. "A demora maior está no transporte das amostras e do sangue, o que leva em torno de 3 horas e poderia ser feito em até uma hora", afirma.

Publicidade


"A redução do tempo é importante, mas há outras vantagens como acompanhar, junto à equipe de enfermagem, a efusão do sangue, o quadro clínico do paciente – antes e depois da transfusão – e a conformidade dos sinais vitais e eventuais reações", descreve Larissa.


A abertura da agência transfusional exigiu um forte processo de treinamento. Os técnicos passaram por 15 dias de treinamentos no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e três semanas no Hospital do Idoso.


A previsão é que até o final deste ano, a agência transfusional também atenda à Maternidade Bairro Novo.

Para conscientizar os funcionários e acompanhantes dos pacientes sobre a doação de sangue e de medula óssea, o Hospital do Idoso realizará palestras com profissionais do Hemepar nos dias 16 e 17, no seu auditório.


Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade