Uma alimentação diferenciada é importante para manter o corpo hidratado no verão. É o que alerta o Dr. Nataniel Viunisk, médico nutrólogo e membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Tão importante quanto água, sucos ou outros líquidos, os alimentos garantem que o corpo fique confortável mesmo com as altas temperaturas comuns desta época do ano.
"Ingerir frutas frescas e saladas, assim como beber a quantidade adequada de água, chás ou sucos naturais, auxilia o organismo a preservar uma temperatura corporal agradável", aponta o médico. Ele explica que com o aumento da transpiração, além de perder líquidos, o corpo também elimina sais minerais importantes como sódio, potássio e magnésio. Por isso, a necessidade de uma alimentação correta.
"Mais do que repor os líquidos perdidos pelo suor, as frutas e vegetais contém antioxidantes que ajudam a proteger nosso corpo dos danos causados pelo sol e outros agentes agressores típicos do verão, como o cloro das piscinas", completa o nutrólogo. Ele aproveita para indicar algumas opções apropriadas para a estação:
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Alguns alimentos hidratantes para o verão
· Melão: Todos os frutos dessa família são excelentes fontes de sais minerais. No entanto, o melão tem aproximadamente o triplo de potássio do que o encontrado na melancia, por exemplo. Além disso, a cor amarelo-alaranjada dos melões é proveniente do betacaroteno, um poderoso antioxidante.
· Mirtilo (Blueberry): Doce e deliciosa, essa frutinha contém componentes que podem auxiliar a reduzir inflamações na pele causadas pelo excesso de sol. Também são ótimas fontes de vitamina C.
· Espinafre: As folhas do espinafre contêm bastante água e possuem grande quantidade de magnésio. A luteína, pigmento que tinge as folhas de verde, é um antioxidante que ajuda a proteger a pele e olhos da excessiva exposição ao sol.
· Pimenta: Alimentos apimentados no calor? Sim! Além de boa fonte de vitamina C, as pimentas estimulam a transpiração. O suor quando evapora da pele ajuda a diminuir a temperatura corporal. Gengibre e alho também possuem esse efeito, em menor escala.