Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Segurança muscular

Alongamento dinâmico: mais eficiência na hora do treino

Redação Bonde
04 ago 2011 às 15:03
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os alongamentos são movimentos voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que contribuem com o aquecimento antes do treino e relaxamento posterior, por isso devem ser praticados antes e após a prática da atividade física. São exercícios que promovem o estiramento das fibras musculares, permitindo que elas aumentem seu cumprimento, além de auxiliar o corpo a realizar a transição diária da inatividade para uma ação mais forte, sem correr o risco de tensões e lesões indevidas. Eles são importantes, principalmente, para quem pratica atividades físicas mais desgastantes, como uma corrida.

Diferente do alongamento comum, chamado de estático, no qual o corpo fica parado, o alongamento dinâmico envolve a movimentação de partes do corpo que, gradualmente, aumentam sua amplitude e velocidade. Normalmente, são exercícios caracterizados por movimentos pendulares e repetitivos. Muitos profissionais acreditam que este tipo de exercício pode ser mais eficaz se realizado antes do treino.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para esclarecer sobre o tema, entrevistamos o personal trainer Carlos Klein, da equipe Movimente-se. Confira:

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


1)O que é o alongamento dinâmico e qual a sua importância?

Publicidade


O alongamento dinâmico é uma forma de exercício que trabalha a flexibilidade de forma mais eficiente, pois explora a capacidade de ativamente levar cada articulação ao seu ponto de máxima amplitude, por meio da utilização de todos os músculos envolvidos naquele movimento. Ele consiste em deslocações lentas que, gradativamente, vão ampliando a mobilidade articular.


2)Quais exercícios são feitos neste tipo de alongamento?

Publicidade


Existem muitos exercícios que podem ser utilizados na forma de alongamento dinâmico, como por exemplo elevação de joelho, flexão de quadril e agachamentos. Os movimentos utilizados são naturais e se assemelham às posições da Ioga e Pilates. O importante é trabalhar o corpo todo em diversos planos de movimento, aumentando a capacidade funcional de todas as articulações.


3)Quantas repetições de cada exercício são necessárias e por quanto tempo?

Publicidade


O ideal é repetir cada movimento por seis vezes, segurando a posição de amplitude máxima (aquela que causa mais desconforto), por aproximadamente dois segundos.


4)O alongamento dinâmico deve ser realizado antes e depois do treino? Por quê?

Publicidade


O alongamento dinâmico deve ser realizado, principalmente, antes do treino, pois é uma excelente maneira de deixar o corpo todo preparado para a tarefa a seguir. Este tipo de alongamento proporciona um aquecimento dos músculos e do tecido conjuntivo, que envolve as articulações, diminui o risco de lesões e melhora a performance nos treinos.


5)Qual a diferença desse alongamento para o tradicional?

Publicidade


A principal diferença é o movimento. O alongamento tradicional, mais conhecido como estático, consiste em segurar uma posição de forma passiva, a fim de aumentar a amplitude da articulação. Esse sistema é menos eficiente do que o alongamento dinâmico, pois não conta com o princípio da inibição recíproca, no qual ao contrair um músculo para realizar o movimento, o sistema nervoso automaticamente relaxa seu agonista, permitindo um ganho de amplitude. Esse conceito é a base do alongamento dinâmico.


6)Quais os principais músculos/partes do corpo envolvidos no alongamento dinâmico?

Publicidade


No alongamento dinâmico, todas as partes do corpo são trabalhadas.


7)Que benefícios ele proporciona para quem pratica algum esporte, como natação, vôlei entre outros?

O benefício mais evidente é uma maior proteção contra lesões. Outros benefícios, como maior concentração no treino, maior rendimento e eficiência motora também devem ser notados (com Prestige Assessoria de Comunicação e Marketing).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade