Parece estranho, mas é possível aumentar em 20% o ganho de massa magra se deixar para alongar o corpo só no final dos treinos. O fato é comprovado pela pesquisa Westcott & Loud, EUA. Isso porque nessa etapa o alongamento estimula a circulação e absorção de nutrientes no músculo, aumentando assim o processo de regeneração e conseqüentemente o ganho de massa.
A profissional de educação física e fisiologista Luciana Mankel, da Curves Academia, explica que em casos específicos como treinamentos de força, musculação ou resistência muscular é recomendado um breve aquecimento no início do treino e alongamento apenas no final. "Toda vez que fazemos um exercício de resistência, os músculos são contraídos e ficam mais rígidos. Alongar os grupos musculares quando esses exercícios são finalizados ativa a circulação já que as articulações estão integradas, e ajuda a manter a viscosidade e elasticidade do tecido conjuntivo.", completa.
Além disso, o alongamento ajuda a reduzir as tensões musculares, previne lesões, relaxa o corpo e proporciona maior consciência corporal, já que permite que os movimentos fiquem soltos e leves após a atividade.