Na última segunda-feira (29) o país ganhou mais um aliado contra diabetes e a obesidade. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o Saxenda, a primeira droga contra obesidade no Brasil desde 1998. O remédio chegará ao mercado no segundo semestre de 2016. O preço ainda não foi confirmado, mas deverá ser similar ao do Victoza, custando em torno de R$ 400,00.
O medicamento tem o mesmo princípio ativo do Victoza, aprovado em 2010 para controlar o diabetes tipo 2 e que, por conta da perda de peso, gerou uma procura desnecessária de quem não tinha a doença. Na época, a Anvisa divulgou um comunicado contraindicando qualquer uso do Victoza diferente do aprovado.
O uso do Saxenda é indicado para adultos com Índice de Massa Corporal (IMC) de 30 ou mais, equivalente à obesidade, ou 27 ou mais, referente ao sobrepeso. A condição de uso é que haja pelo menos uma outra doença associada ao peso. "Não é para tratar uma pessoa que quer perder uns quilinhos para o verão. O uso da droga tem que ter indicação médica", acrescenta Bruno Halpern, coordenador do Centro de Controle de Peso do Hospital 9 de Julho.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Por meio de nota, a Anvisa informou que o Saxenda foi aprovado para controle crônico de peso "em associação a uma dieta baixa em calorias e aumento de exercício físico", de modo que "a segurança do produto continuará sendo monitorada com estudos pós-comercialização". O acompanhamento médico também é indicado, por causa dos possíveis efeitos colaterais, como distúrbios gastrointestinais, ligados à vesícula biliar e a pancreatite.
(com informações do site Bahia Notícias e Folha de São Paulo)